Forum › Forums › General › Other Languages › Portuguese › Adicionar “Reciclagem” ou “Lixeira” ao antiX
- This topic has 12 replies, 4 voices, and was last updated Apr 16-11:10 pm by PPC.
-
AuthorPosts
-
September 22, 2020 at 8:37 am #42104Member
PPC
Por padrão, o antiX não inclui nenhuma “Lixeira” ou “Reciclagem”. Isso significa que, ao apagar um ficheiro/arquivo ou pasta, por lapso, será dificil de recuperar essa informação.
Há várias maneiras de resolver a questão. Para mim, a mais fácil é:
Instalar o “trash-cli”
Poderá instalar esta applicação atráves do Sinaptic ou da linha de comandos:
sudo apt install trash-cliEsta aplicação inclui diversos comandos:
– trash [nome_do(s)_ficheiro(s)_ou_pasta(s)_a_apagar]
este comando envia os ficheiros ou pastas para a lixeira (provavelmente a pasta ~/.local/share/Trash/ )
– trash-list
este comando lista todos os ficheiros e pastas na “Lixeira”/”Reciclagem” – com um numero. Escolha o numero do(s) ficheiros a restaurar
– trash-restore
este comando permite recuperar ficheiros e pastas enviados para a “Lixeira”/”Reciclagem”
– trash-empty
este comando esvazia a Lixeira/ReciclagemSe optar por instalar esta aplicação, terá que fazer o seu Gestor de ficheiros/arquivos, usar o comando trash em vez do comando usual de “apagar definitivamente”.
Para fazer isso no SpaceFM:
– Abra o SpaceFM e, no seu menu “Ver” > “Design mode” e clique “Ok” no aviso que surge no ecrã
– Por cautela, vá a pasta que tem algo que deseja enviar para a reciclagem. Clique, em qualquer lugar da janela do SpaceFM com o botão direito do rato.
– No menu contextual que surge ( que tem as opções, “Abrir”, “Ir”, etc), clique com o botão direito do rato sobre qualquer das opções que não tenha “>” à direita.
– No novo menu que surge (com as opções Cortar, Copiar, Colar, etc), clique em “Novo” > “Command”
– Irá surgir a janela para dar o nome ao novo item (“Set new item name”). No campo para escolher o nome introduza, por exemplo “Enviar para a Reciclagem”. Clique no botão “Ok”
– Na janela seguinte (com o título “Menu item properties”) introduza o comando
trash %Fe clique em OK.
– No menu contextual do SpaceFM, que surge ao clicar sobre um ficheiro ou pasta, verá uma nova opção, seguindo o exemplo anterior, será “Enviar para a Reciclagem”. Falta apenas um passo, associar este novo comando à tecla “Delete”. Para o fazer selecione essa nova entrada do menu com o ponteiro do rato e faça clique com o botão direito. Clique em “Key shortcut”. Irá sugir a janela com o titulo “Definir chave”. Carregue na tecla, do seu teclado “Delete” (ou “Del”). O conteudo da janela irá alterar, para informar que essa tecla já se encontra assignada a outro comando (o comando que elimina definitivamente aquilo que foi selecionado). Para confirmar que pretende associa-la a este novo comando, clique no último botão dessa janela, “Definido”.Agora, sempre que selectionar ficheiros ou pastas no SpaceFM e premir a tecla delete, ou seleccionar no seu menu “enviar para a reciclagem”, os ficheiros/pastas em causa irão para a “Reciclagem”, em vez de serem apagados.
Pode usar o SpaceFM para aceder à pasta da “Reciclagem” directamente (e assim restaurar os ficheiros ou eliminados definitivamente):
– No SpaceFM vá para a pasta da “Reciclagem”, que deverá ser “~/.local/share/Trash/”
– No SpaceFM clique no menu “Marcadores” e confirme que o primeiro campo “Show Bookmarks” tem um visto. Depois clique em “New Bookmark”. Um novo marcador, chamado “Files” irá surgir à esquerda. Esse marcador permite acesso imedito à Reciclagem. Clique sobre essa nova entrada, com o botão direito do rato, clique em “propriedades” e escolha um novo nome (como “Reciclagem”). Poderá escolher um icone para esta entrada. Quando terminar, clique em “Ok”.P.
September 22, 2020 at 9:45 am #42106Anonymous
September 22, 2020 at 10:19 am #42108MemberPPC
::Agradeço o sorvete!
Obrigado pela dica !You’r welcome. I made a (sloppy) translation of this entry on the Thread https://www.antixforum.com/forums/topic/trashcan-possible/#post-42105 so all users, if they so wish, can set up a “Recicle bin” in antiX in 10 easy steps, if they so wish.
P.S.- I think this, or a very similar solution could easily be the default setting, in antiX’s next version. It’s a tiny package, and can save newbies (or non newbies) some sorrows…De nada. Eu fiz uma tradução (apressada) desta entrada no thread https://www.antixforum.com/forums/topic/trashcan-possible/#post-42105 , de modo a que todos os utilizadores, se desejagem, poderem configurar uma “Reciclagem2 no antiX, em 10 passos fáceis de seguir, se o desejarem.
P.S.- Penso que, esta ou uma solução similar poderia facilmente ser a configuração padrão, numa próxima versão do antiX. É um pacote minúsculo, mas pode poupar algumas mágoas aos novatos (ou não novatos).P.
September 28, 2020 at 4:29 am #42313MemberPPC
::Se por algum motivo a pasta trash não for criada e não fique disponível, tente isto:
1- Menu > Terminal
2-
mkdir -p ~/.local/share/Trash/files/
3- pode fechar o terminalO Marcelocripe criou o ficheiro .desktop para a “lixeira”, que muito gentilmente me disponibilizou.
Eu adaptei-o um pouco. Uma vez criado e movido para a pasta applications, ele permite que a pasta da “lixeira” fique disponível no menu e, inclusive, seja possível de ser selecionada para surgir na barra do IceWM…[Desktop Entry] Version=1.0 Name=Trash Name[pt]=Reciclagem Name[pt_BR]=Lixeira Categories=System;FileTools;Utility;Core;GTK;FileManager; Exec=spacefm ~/.local/share/Trash/files/ %F Icon=/usr/share/icons/papirus-antix/48x48/categories/trashindicator.png StartupNotify=true Type=Application Terminal=false MimeType=inode/directory;inode/mount-point;x-scheme-handler/ssh;x-scheme-handler/smb;x-scheme-handler/nfs;x-scheme-handler/ftp;x-scheme-handler/ptp;x-scheme-handler/mtp;x-scheme-handler/webdav;x-scheme-handler/http;x-scheme-handler/https; X-KDE-Protocols=ftp,smb,ssh,ptp,mtp,nfs,webdav,http,https GenericName=Trash GenericName[pt]=Reciclagem GenericName[pt_BR]=Lixeira Comment=Trash can Comment[pt]=Ficheiros removidos para a Reciclagem Comment[pt_BR]=Arquivos removidos para a Lixeira Keywords=file;manager;file-manager;Para usar o ficheiro simplesmente abra um um editor de texto ( como o featherpad) copie o texto acima e cole-o lá, gravando-o com um nome como “lixeira.desktop”, directamente na sua pasta Home, e faça o seguinte procedimento:
1- Menu > Terminal
2-sudo cp ~/lixeira.desktop /usr/share/applications/ [introduza a password, se tal lhe for pedido] sudo desktop-menu --write-out-global(explicação: o primeiro comando copia o ficheiro para a pasta applications, onde são guardados os ficheiros .desktop de praticamente tudo o que tem no seu sistema e o segundo comando actualiza o menu, para surgir de imediato o ícone lá).
3- Poderá fechar o TerminalP.
- This reply was modified 2 years, 7 months ago by PPC.
- This reply was modified 2 years, 7 months ago by PPC.
- This reply was modified 2 years, 7 months ago by PPC.
September 28, 2020 at 7:37 pm #42334Member
marcelocripe
::Olá PPC,
Eu agradeço por mais este importante tópico e pelas alterações e melhorias no “lixeira.desktop” ou “reciclagem.desktop”.
Apenas uma pequena alteração no diretório onde o ícone da Lixeira/Reciclagem está localizado, ambos funcionam, mas é preferível usar o Icon=/usr/share/icons/papirus-antix/48×48/apps/trashindicator.png.
Alterar: Icon=/usr/share/icons/papirus-antix/48×48/categories/trashindicator.png
Para: Icon=/usr/share/icons/papirus-antix/48×48/apps/trashindicator.pngConforme segue abaixo:
[Desktop Entry]
Version=1.0
Name=Trash
Name[pt]=Reciclagem
Name[pt_BR]=Lixeira
Categories=System;FileTools;Utility;Core;GTK;FileManager;
Exec=spacefm ~/.local/share/Trash/files/ %F
Icon=/usr/share/icons/papirus-antix/48×48/apps/trashindicator.png
StartupNotify=true
Type=Application
Terminal=false
MimeType=inode/directory;inode/mount-point;x-scheme-handler/ssh;x-scheme-handler/smb;x-scheme-handler/nfs;x-scheme-handler/ftp;x-scheme-handler/ptp;x-scheme-handler/mtp;x-scheme-handler/webdav;x-scheme-handler/http;x-scheme-handler/https;
X-KDE-Protocols=ftp,smb,ssh,ptp,mtp,nfs,webdav,http,https
GenericName=Trash
GenericName[pt]=Reciclagem
GenericName[pt_BR]=Lixeira
Comment=Trash can
Comment[pt]=Ficheiros removidos para a Reciclagem
Comment[pt_BR]=Arquivos removidos para a Lixeira
Keywords=file;manager;file-manager;Envio “lixeira.desktop” e “reciclagem.desktop”, os arquivos/ficheiros são idênticos, apenas o nome do ícone que são diferentes. Por tanto, quem tiver interesse em baixar/tranferir o ícone pronto precisará baixar apenas um dos arquivos.
Obrigado.
marcelocripe
April 26, 2021 at 5:13 pm #58114MemberPPC
::Olá!
Na sequência dos testes que fiz para testar o novo zzfm (baseado no spacefm- o presente tutorial funciona na perfeição no zzzfm também) que o utilizador skidoo compilou, cheguei à conclusão que, para ter reciclagem/lixeira no antiX não é nem necessário instalar o trash-cli. Podemos perfeitamente utilizar um simples comando… Não temos nem que utilizar o terminal. São vários passos, mas simples de executar.
Aqui vai uma versão adaptada e simplificada da configuração da reciclagem/ lixeira no antiX:
1- Para garantir que a pasta que necessitamos existe (passo facultativo, para sistemas em que a reciclagem nunca foi configurada):
Menu > Executar/run > e executamos este comando (nota: funciona igualmente se usarmos Menu > Terminal)mkdir -p ~/.local/share/Trash/files/2-
– Execute o SpaceFM
– Por cautela, vá a pasta que tem algo que deseja enviar para a reciclagem/lixeira. Clique, em qualquer lugar da janela do SpaceFM com o botão direito do rato/mouse.
– No menu contextual que surge ( que tem as opções, “Abrir”, “Ir”, etc), clique com o botão direito do rato sobre “Eliminar”/”delete”.
– No novo menu que surge (com as opções Cortar, Copiar, Colar, etc), clique em “+ Novo” > “Command”
– Irá surgir a janela para dar o nome ao novo item (“Set new item name”). No campo para escolher o nome introduza, por exemplo “Enviar para a Reciclagem”. Clique no botão “Ok”
– Na janela seguinte (com o título “Menu item properties”) introduza o comando
mv %F ~/.local/share/Trash/filese clique em OK.
3– No menu contextual do SpaceFM, que surge ao clicar sobre um ficheiro ou pasta, verá uma nova opção, seguindo o exemplo anterior, será “Enviar para a Reciclagem” (ou qualquer outro nome que tenha escolhido nos passos anteriores). Falta associar este novo comando à tecla “Delete”. Para o fazer, selecione essa nova entrada do menu com o ponteiro do rato/mouse e faça clique com o botão direito. Clique em “Key shortcut”/”Atalho do teclado”. Irá surgir a janela com o titulo “Definir chave”. Carregue na tecla, do seu teclado “Delete” (ou “Del”). O conteúdo da janela irá alterar, para informar que essa tecla já se encontra assignada a outro comando (o comando que elimina definitivamente aquilo que foi selecionado). Para confirmar que pretende associa-la a este novo comando, clique no último botão dessa janela, “Definido”.
4-Quer passar o ícone da lixeira da entrada Delete/eliminar para a nova entrada?:
Clique com o botão direito do rato/mouse sobre um ficheiro/arquivo > Selecione a opção “eliminar” > Propriedades > Na secção Icon/Ícone: apague “gtk-delete” e clique em OK.
Clique com o botão direito do rato/mouse sobre um ficheiro/arquivo > Selecione a opção “enviar para a reciclagem” (ou qualquer outro nome que tenha dado à sua entrada nova) > Propriedades > Na secção Icon/Ícone: insira (sem aspas) “gtk-delete” > Clique em Ok.Agora, sempre que selecionar ficheiros ou pastas no SpaceFM e premir a tecla delete, ou selecionar no seu menu “enviar para a reciclagem”, os ficheiros/pastas em causa irão para a “Reciclagem”, em vez de serem apagados.
5- Para usar o SpaceFM para aceder à pasta da “Reciclagem” diretamente (e assim restaurar os ficheiros ou eliminá-los definitivamente):
– No SpaceFM vá para a pasta da “Reciclagem”, que deverá ser “~/.local/share/Trash/”
– No SpaceFM clique no menu “Marcadores” e confirme que o primeiro campo “Show Bookmarks” tem um visto. Depois clique em “New Bookmark”. Um novo marcador, chamado “Files” irá surgir à esquerda. Esse marcador permite acesso imediato à Reciclagem. Clique sobre essa nova entrada, com o botão direito do rato, clique em “propriedades” e escolha um novo nome (como “Reciclagem” ou “Lixeira”). Poderá escolher um ícone para esta entrada (sugiro o “gtk-delete”). Quando terminar, clique em “Ok”.P.
- This reply was modified 2 years ago by PPC.
May 23, 2021 at 3:59 pm #59937MemberPPC
::Olá a todos! apenas uma ligeira alteração: Se pretenderem usar a lixeira/reciclagem no spacefm/zzzfm e não desejarem instalar o trash-cli, o melhor comando para enviar ficheiros/arquivos para a lixeira/reciclagem é:
mv --backup=numbered ${fm_files[@]} ~/.local/share/Trash/filese não o “mv %F ~/.local/share/Trash/files” que anteriormente sugeri…Razão técnica para a minha sugestão: se existir algo com o mesmo nome já na reciclagem, é criado um novo nome para o ficheiro que é movido para a reciclagem, podendo ser “apagados” múltiplos ficheiros com exactamente o mesmo nome, que todos serão enviados para a reciclagem com o mesmo nome, mas um número adicionado no fim.
P.
October 19, 2021 at 9:11 am #69191MemberPPC
::Apenas um pequeno update neste tópico:
O comando que anteriormente indiquei revelou não conseguir enviar para a reciclagem/lixeira documentos com espaços no nome.
Assim, neste momento, a minha opinião é que a melhor maneira de ter reciclagem no zzzfm/spacefm é utiliza-lo em conjunto com o trash-cli, como inicialmente sugerido ou com o seguinte comando, se não desejarem instalar o trash-cli:mv --backup=numbered %F ~/.local/share/Trash/filesP.
January 30, 2022 at 6:14 pm #76433Memberdariel.elias
::Prezados,
Após experimentar várias distros optei por utilizar o AntiX em meu netbook.
Realizei todos os procedimentos acima descritos e consegui criar a pasta e mover os arquivos para lá.
Porém, apos realizar o comando para criar o atalho para atualizar o menu os links já existentes na área de trabalho não funcionam mais.
Estou usando a área de trabalho zzz‐IceWM.
Se puderem me ajudar, desde já agradeço.
Dariel
January 30, 2022 at 9:25 pm #76439Member
marcelocripe
::Olá Dariel.
Seja bem-vindo ao antiX Linux e ao fórum.
Independentemente do seu nível de conhecimento sobre GNU/Linux, eu recomendo que você leia os excelentes tutoriais criados pelo @PPC que estão na área em idioma português.
A outra opção para você utilizar todos os ensinamentos do PPC sobre a Lixeira/Reciclagem, é baixando a configuração pronta que está disponível no Internet Archive, você precisará substituir os arquivos da pasta zzzFM (antiX 21) ou no SpaceFM (antiX 19.X).
Na página do Internet Archive, você encontrará vários programas que foram criados pelo PPC, Xecure e Rayluo, todos possuem as minhas traduções em pt-BR, alguns programas possuem tradução pt.
Siga o tutorial que eu preparei no arquivo de texto “.txt” que está disponível em cada programa, a maioria das etapas são utilizando o modo gráfico ou a interface gráfica e utiliza o mínimo possível do modo texto ou a linha de comando.
marcelocripe
January 31, 2022 at 9:25 am #76457Memberdariel.elias
::Marcelo,
Muito obrigado pelas orientações. A configuração pronta disponibilizada no site funcionou direitinho
Atenciosamente,
Dariel
January 31, 2022 at 12:41 pm #76483Member
marcelocripe
::Olá Dariel.
Eu fico contente que você conseguiu utilizar os arquivos do Internet Archive, por favor, compartilhe com as outras pessoas nas redes sociais a página https://archive.org/details/@marcelocripe. Certamente ajudará várias pessoas que precisam das configurações do Gerenciador de Arquivos com a Lixeira/Reciclagem, além dos outros programas que também podem ser úteis.
April 16, 2022 at 11:10 pm #81533MemberPPC
::Meus caros, tenho o prazer de informar que, dado que o pacote ft10-transformation no repositório do antiX foi atualizado para a versão 1.4.10, a “Lixeira”/”Reciclagem” para o zzzfm pode ser ativada após a instalação desse pacote:
Caso não tenha o ft10 instalado:
menu do antiX > Terminal > e execute este comando (pode copiar e cola-lo no terminal):
sudo apt update && sudo apt install ft10-transformation
Insira a sua senha se tal lhe for pedido e aguarde o fim da instalação. Quando esta estiver concluída pode optar por uma de duas vias:
1- ativar a barra e menu do FT10 e ativar a Lixeira/Reciclagem do ZZZfm ; menu do antiX > Aplicações/Aplicativos > Preferências > FT10 – Ativar… > Na primeira janela escolha o tipo de menu que pretende e, na janela de ativação, não remova o visto na opção que refere o zzzfm (é a primeira)
2- ativar apenas as adições do zzzfm (que incluem a Lixeira/Reciclagem): menu do antiX > Terminal > e execute o comando:
f10-fm-config.shÉ tudo!
P.
- This reply was modified 1 year ago by PPC.
-
AuthorPosts
- You must be logged in to reply to this topic.