Canal do YouTube antiX Linux em Português

Forum Forums General Other Languages Portuguese Canal do YouTube antiX Linux em Português

• This topic has 11 replies, 4 voices, and was last updated May 25-2:41 pm by marcelocripe.
Viewing 12 posts - 1 through 12 (of 12 total)
  • Author
    Member
    marcelocripe

Olá caros colegas e amigos falantes do idioma Português.

É com grande satisfação que eu comunico aqui no fórum do antiX que o canal do YouTube antiX Linux em Português foi inaugurado no início do mês de agosto de 2023.

Eu agradeço ao anticapitalista por autorizar a utilização do nome antiX Linux no nome do canal.

Eu agradeço a todos os ensinamentos que eu obtenho aqui no fórum do antiX, por meios dos ensinamentos dos mestres e professores do antiX e do GNU/Linux. Aqui na área em idioma Português, nós somos privilegiados, pois temos o mestre e professor, PPC. Vez ou outra temos a participação dos mestres e professores que não são nativos do idioma Português.

E, agradeço, também, o boy, daqui do fórum, que me ajudou a gravar as imagens dos vídeos com o seu telefone móvel.

Você está convidado a participar do canal, seja, assistindo, ajudando a compartilhar, ajudando na criação e produção de novos vídeos, nos textos da voz do narrador, ou de qualquer outra forma que você queria ou possa fazer para ajudar todos os nativos do idioma Português a aprenderem mais sobre o antiX Linux.

Para você encontrar os vídeos do canal antiX Linux em Português, basta inserir o termo “antiX Linux em Português”, ou “antiX Linux em Portugues”, ou “antiX em Português”, ou “antiX em Portugues” (sem as aspas) na barra pesquisar do reprodutor de vídeos SMTube ou na página do YouTube no navegador de internet/web.

Por algum motivo, que eu não ainda sei qual é, todos os vídeos que eu enviei para o YouTube perderam muito a qualidade das imagens. Então, eu resolvi criar a conta http://archive.org/details/@antixlinuxemportugues. Nesta página, você poderá assistir ou baixar os mesmos vídeos que estão no canal do YouTube na mesma qualidade que eu gravei o vídeo. Eu defini no Internet Archive que todos os vídeos são de domínio público. Para baixar os vídeos, localize na página do vídeo a opção “DOWNLOAD OPTIONS”, clique sobre a opção “H.264” em a cor azul, se não começar a baixar/transferir o vídeo automaticamente, e começar a reproduzir o vídeo, clique com o botão direito sobre o vídeo que está sendo reproduzido, clique na opção “Salvar/Guardar o vídeo como…”, escolha a pasta, o nome que você quiser e clique no botão “Salvar”/”Guardar” ou “Ok”.

Eu espero que os vídeos sobre o antiX Linux possam ser úteis e ajudem todas as pessoas que são falantes do idioma Português.

marcelocripe

Member
      PPC

Eu já vi todos os videos! É um ótimo primeiro esforço no mundo da criação de video. Eu recomendaria fazer a gravação de uma maneira um pouco diferente – usar um programa de edição de video para sobrepor a gravação de audio à imagem (em vez de ter simplesmente o audio a ser “tocado” durante a gravação do ecrã).
        Mas só criei um único video, por necessidade, por isso, também não tenho grandes conhecimentos na matéria.

Este canal é um dos poucos que abordou o antiX 23, no Youtube, não só em Português mas em todas as línguas!

Pergunta: porque utilizar voz artificial e não uma gravação da sua voz real?

P.

Member
        marcelocripe

Olá PPC.

Se o canal do YouTube começou, é porque nós temos excelentes professores e mestres do antiX, aqui no fórum, e você é um deles. Todos os seus ensinamentos estão sendo de grande valor para multiplicar o conhecimento para outras as pessoas.

Pergunta: porque utilizar voz artificial e não uma gravação da sua voz real?

Eu utilizo a voz artificial por vários motivos:

1 – Alguns dos meus vizinhos não sabem ouvir as suas músicas em um volume que não incomode os outros vizinhos. Se eu gravar um áudio, mesmo como o telefone móvel, certamente terá os sons das músicas de péssima qualidade que os vizinhos ouvem. O volume é tão alto que não conseguimos ouvir a televisão.

2 – O microfone que eu tenho aqui é muito simples, e é semelhante a este microfone para computador. A gravação da voz com este microfone fica muito ruim.

Eu recomendaria fazer a gravação de uma maneira um pouco diferente – usar um programa de edição de video para sobrepor a gravação de audio à imagem (em vez de ter simplesmente o audio a ser “tocado” durante a gravação do ecrã).

Esta seria a condição ideal, ajustar o áudio no vídeo e o vídeo ao áudio. Mas é preciso ter muita habilidade em manipular o editor de vídeo “Kdenlive”, algo que eu ainda não possuo. Os poucos vídeos que eu consegui editar com o “Kdenlive” resultaram em arquivos com cerca de 10 a 30 vezes maiores do que os foram criados pelo programa de gravação de tela “SimpleScreenRecorder”.

A questão é, que é muito difícil fazer tudo sozinho, produzir o texto, revisar, adaptar o texto para o voz do narrador, gravar os vídeos, cortar os erros, juntar o vídeo quando precisou ser cortado.

Mas só criei um único video, por necessidade, por isso, também não tenho grandes conhecimentos na matéria.

Não importa a sua habilidade com este programas, afinal, nós não ganhamos a vida fazendo vídeos para publicar no YouTube.
          Você está convidado a produzir quantos vídeos quiser ou puder fazer, você será o convidado especial do canal, ou se quiser, poderá ser um administrador do canal (eu só não como fazer isso ainda). Você pode utilizar a sua voz verdadeira ou a voz do narrador do TTSMaker. O TTSMaker foi o melhor serviço que eu encontrei, ele tem sotaques de vários idiomas e países, ainda permite uma quantidade de texto maior que os outros serviços gratuitos.

Este canal é um dos poucos que abordou o antiX 23, no Youtube, não só em Português mas em todas as línguas!

Eu não esperava mais do que 10 ou 15 visualizações, tem vídeos com 114 e 109, ambos são do antiX 23. Graças a estes dados, nós podemos ter uma ideia de como o antiX está distante destas redes sociais e que existem pessoas interessadas em conhecer o antiX. Mas o antiX possui força no grupo do Facebook chamado “antiX Linux” que possui 2319 membros de diversos cantos do planeta Terra.

marcelocripe

Member
          marcelocripe

Olá.
            Eu tenho uma boa notícia, o YouTube liberou o endereço de URL https://www.youtube.com/@antixlinuxemportugues para o canal do antiX Linux em Português.

Member
            marcelocripe

Assista todos os vídeos do canal antiX Linux em Português
              https://www.youtube.com/@antixlinuxemportugues/videos

Esta é a relação dos vídeos completos ou longos que foram publicados no YouTube até o dia 02-12-2023:

1 – Apresentação do canal antiX Linux em Português e como baixar a ISO do antiX

2 – Como preparar ou como criar o dispositivo USB inicializável utilizando o Ventoy para receber a ISO do antiX Linux em um computador que tenha o Windows 7 instalado?

3 – Qual ISO do antiX eu tenho que baixar e instalar no meu Computador?

4 – Processo de instalação do antiX Linux 21

5 – Como conectar na internet com a rede com fio (Ethernet) ou com a rede sem fio (Wi-Fi ou Wireless) no antiX Linux com o gerenciador de conexões de rede CMST ConnMan?

6 – Processo de instalação do antiX Linux 23

7 – Conhecendo o antiX Linux 23 (Monitores do sistema, Conky, Bandeja do sistema, Barra de Ferramentas, Menu, etc.) – Parte 1

8 – Conhecendo o antiX Linux 23 (Menu principal ou Menu do primeiro nível, Alterar o tema, Alternar entre as áreas de trabalho, Gerenciadores de janelas, Gerenciadores de arquivos, etc.) – Parte 2

9 – Como atualizar o antiX Linux 23 e como instalar as traduções no antiX Linux 23?

10 – Como instalar os programas ou aplicativos ou aplicações no antiX Linux? – Parte 1

11 – Como preparar ou como criar o dispositivo USB inicializável ou executável a partir do antiX?

12 – Como alterar o papel de parede ou a imagem de fundo da área de trabalho do antiX Linux?

13 – Gerenciadores de arquivos do antiX Linux – Parte 1 (zzzFM, criar pastas ou diretórios e arquivos, copiar ou mover pastas ou diretórios e arquivos, personalização, tradução, adicionar ícone de atalho na área de trabalho com o zzzFM, etc.)

14 – Como acessar os arquivos e as pastas do telefone Android no antiX Linux? (Conexão de Dispositivos Android via USB)

15 – Como restaurar as traduções dos menus do antiX 23?

16 – Como instalar manualmente a tradução do monitor do sistema Conky no antiX 19, 21, 22 e 23?

17 – Como instalar manualmente a tradução do Pesquisador de Arquivos e Pastas SearchMonkey no antiX 19, 21, 22 e 23?

18 – Como traduzir automaticamente as páginas do navegador de internet Firefox-ESR para o idioma Português do Brasil (ou outro idioma de sua escolha)?

19 – Como configurar a página inicial no navegador de internet Firefox?

– – – – –

Vídeos resumidos ou curtos:

1 – Apresentação resumida do canal antiX Linux em Português

2 – Lançamento Oficial do antiX Linux 23 e inicialização da ISO

• This reply was modified 5 months, 3 weeks ago by marcelocripe.
              Member
              marcelocripe

Assista todos os vídeos do canal antiX Linux em Português
                https://www.youtube.com/@antixlinuxemportugues/videos

Atualização da relação dos vídeos completos ou longos que foram publicados no YouTube até o dia 16-03-2024:

1 – Apresentação do canal antiX Linux em Português e como baixar a ISO do antiX

2 – Como preparar ou como criar o dispositivo USB inicializável utilizando o Ventoy para receber a ISO do antiX Linux em um computador que tenha o Windows 7 instalado?

3 – Qual ISO do antiX eu tenho que baixar e instalar no meu computador? (Como identificar a arquitetura do processador de 32 bits ou 64 bits do computador que tenha o Windows ou o antiX instalado?)

4 – Processo de instalação do antiX Linux 21 (Como criar ou excluir as partições no disco rígido/SSD, como criar uma partição de trocas ou swap, como iniciar a sessão após a instalação, etc.)

5 – Como conectar na internet com a rede com fio (Ethernet) ou com a rede sem fio (Wi-Fi ou Wireless) no antiX Linux com o gerenciador de conexões de rede CMST ConnMan?

6 – Processo de instalação do antiX Linux 23 (Como criar ou excluir as partições no disco rígido/SSD, como utilizar o arquivo de trocas ou swap no lugar da partição de trocas, etc.)

7 – Conhecendo o antiX Linux 23 – Parte 1 (Monitores do sistema, Conky, Bandeja do sistema, Barra de Ferramentas, Menu, etc.)

8 – Conhecendo o antiX Linux 23 – Parte 2 (Menu principal ou menu do primeiro nível, Alterar o tema, Alternar entre as áreas de trabalho, Gerenciadores de janelas IceWM, Fluxbox e JWM, Gerenciadores de arquivos, etc.)

9 – Como atualizar o antiX Linux 23 e como instalar as traduções no antiX Linux 23? (Como configurar a data e a hora automaticamente no antiX Linux)

10 – Como instalar os programas ou aplicativos ou aplicações no antiX Linux? – Parte 1

11 – Como preparar ou como criar o dispositivo USB inicializável ou executável a partir do antiX? (Como verificar a integridade da imagem ISO que foi baixada com os comandos ‘shasum’ e ‘md5sum’ no antiX e o comando ‘hashfile’ no Windows, como utilizar o programa Criador de Dispositivo USB Executável ou LiveUSB Maker, etc.)

12 – Como alterar o papel de parede ou a imagem de fundo da área de trabalho do antiX Linux? (Como baixar uma imagem e como defini-la como o papel de parede da área de trabalho, etc.)

13 – Gerenciadores de arquivos do antiX Linux – Parte 1 (Gerenciador de arquivos zzzFM, criar pastas ou diretórios e arquivos, copiar ou mover pastas ou diretórios e arquivos, personalização, tradução, adicionar ícones de atalho na área de trabalho com o zzzFM, etc.)

14 – Como acessar os arquivos e as pastas do telefone Android no antiX Linux? (Como utilizar o programa Conexão de Dispositivos Android via USB, copiar ou recortar os arquivos e as pastas do telefone para o computador e vice-versa)

15 – Como restaurar as traduções dos menus do antiX 23? (Os menus perderam as traduções após a atualização do antiX, como traduzir novamente os menus do antiX, etc.)

16 – Como instalar manualmente a tradução do monitor do sistema Conky no antiX 19, 21, 22 e 23?

17 – Como instalar manualmente a tradução do Pesquisador de Arquivos e Pastas SearchMonkey no antiX 19, 21, 22 e 23?

18 – Como traduzir automaticamente as páginas do navegador de internet Firefox-ESR para o idioma Português do Brasil (ou outro idioma de sua escolha)?

19 – Como configurar a página inicial no navegador de internet Firefox-ESR?

20 – Onde eu encontro ou obtenho a Ajuda, os Manuais, os Tutoriais e a Wikipédia do antiX?

21 – Como fazer o cadastro ou registro no fórum do antiX Linux? (criar um tópico, editar uma postagem, configurar o perfil no fórum do antiX, pesquisar no fórum, etc.)

22 – Nunca utilize senhas fáceis e nunca salve as suas senhas em um arquivo (Nunca copie comandos da internet e cole no Emulador de Terminal ou no gExec)

23 – Como ativar o Firewall no antiX Linux? (O antiX Linux precisa de um antivírus?)

24 – Pesquisar aplicativos ou aplicações com o ‘App Select’ no antiX Linux (adicionar os ícones de atalho na área de trabalho zzz ou ROX, adicionar ou remover os ícones de atalho na barra de ferramentas do IceWM e do JWM)

25 – Adicionar, remover ou mover os ícones de atalho na barra de ferramentas do IceWM utilizando o programa Gerenciador de Ícones da Barra de Ferramentas do IceWM

26 – Como configurar os programas padrão ou predefinidos no antiX Linux? – Conhecendo o antiX Linux 23 Parte 3 (Alterar o navegador de internet padrão ou predefinido, Ativar ou desativar o menu do antiX do clique do botão direito na área de trabalho e ativar ou desativar o clique único no zzzFM)

27 – Como alterar a senha do usuário e como adicionar novos usuários no antiX Linux? (Usuário com permissões de administrador e usuário sem permissões de administrador)

28 – Como utilizar o LibreOffice do antiX? (Criar arquivos, converter arquivos para outros formatos “.doc”, “.docx”, “.xls”, “.xlsx”, “.pdf”, etc., instalar as fontes da compatíveis com o MS Office da Microsoft)

29 – Como compartilhar a conexão de internet do telefone com o antiX Linux? (Compartilhar os dados móveis do telefone com o computador, compartilhar a internet da rede sem fio do telefone com o computador, conexão de internet por USB entre o Android e o antiX Linux, etc.)

30 – Como instalar programas, jogos e emuladores de jogos no antiX Linux? – Parte 2 (Instalação do emulador de jogos de fliperama MAME)

31 – Como instalar programas, jogos e emuladores de jogos no antiX Linux? – Parte 3 (Instalação do emulador de jogos do Fceux)

32 – Como instalar os programas do antiX 23.1 no antiX 23? (Reprodutor de Canais de Televisão do antiX; Reprodutor de Estações de Rádio do antiX; Pesquisar Arquivos, Aplicativos e na Internet com o Finder; Controle de Timbres da Ambientação do Som; Conjunto de Ferramentas e Efeitos do Calf para o JACK; Pastas Compartilhadas na Rede; Gerenciador do Servidor Samba do antiX; Comparador de Arquivos e Pastas Meld)

33 – Como baixar e executar o programa para a declaração do imposto de renda (IRPF) no antiX Linux?

– – – – –

Vídeos resumidos ou curtos:
                https://www.youtube.com/@antixlinuxemportugues/shorts

1 – Apresentação resumida do canal antiX Linux em Português

2 – Lançamento Oficial do antiX Linux 23 e Inicialização da ISO

3 – O que você gostaria de aprender sobre o antiX Linux?

4 – Lançamento Oficial do antiX Linux 23.1 e Inicialização da ISO

Member
                Robin

Fiquei de queixo caído ao ver a última atualização da listagem.
                  @marcelocripe Entretanto, essa é uma coleção realmente impressionante que você produziu. Ainda não assisti metade delas… Muito obrigado por todo o tempo e trabalho árduo que você investe nessa excelente documentação.

————–
                  My jaw hit the ground when seeing this latest update of the listing.
                  @marcelocripe That’s a really impressive collection meanwhile you have produced. Have not seen half of them by now… Many thanks for all the time and hard work you invest into this great documentation.

• This reply was modified 2 months, 1 week ago by Robin. Reason: Tentando traduzir minhas palavras para pt_BR, já que esta é a seção em português do fórum

Windows is like a submarine. Open a window and serious problems will start.

Member
                  marcelocripe

O Robin escreveu:

Fiquei de queixo caído ao ver a última atualização da listagem.

@marcelocripe Entretanto, essa é uma coleção realmente impressionante que você produziu. Ainda não assisti metade delas… Muito obrigado por todo o tempo e trabalho árduo que você investe nessa excelente documentação.

Robin, sou eu que sou extremamente grato por tudo que você e as outras pessoas daqui do fórum me ensinaram e continuam me ensinando sobre o antiX Linux. O canal do YouTube foi um meio de colocar em prática alguns dos seus ensinamentos e ainda de devolver para as outras pessoas o bem que fizeram e fazem por mim neste fórum.
                    Muito obrigado, professor e mestre, Robin.

– – – – –

Robin wrote:

My jaw hit the ground when seeing this latest update of the listing.
                    @marcelocripe That’s a really impressive collection meanwhile you have produced. Have not seen half of them by now… Many thanks for all the time and hard work you invest into this great documentation.

Robin, I am the one who is extremely grateful for everything you and the other people here on the forum have taught me and continue to teach me about antiX Linux. The YouTube channel was a way to put some of their teachings into practice and also to give back to other people the good they did and are doing for me in this forum.
                    Thank you very much, teacher and master, Robin.

Forum Admin
                    anticapitalista

I would also like to thank @marcelocripe for all he has done to promote antiX

Philosophers have interpreted the world in many ways; the point is to change it.

antiX with runit - leaner and meaner.

Member
                      marcelocripe

O anticapitalista escreveu: (Tradução automática por Google em idioma Português do Brasil)

Gostaria também de agradecer ao @marcelocripe por tudo que ele fez para promover o antiX

O canal do YouTube só existe porque você me autorizou a utilizar o nome “antiX Linux” no nome do canal. Se você não tivesse autorizado, o canal do YouTube em idioma Português nunca existiria.
                        Eu sou extremamente grato por você e todas as pessoas nesta comunidade por terem me acolhido e ainda me permitido colaborar de alguma maneira com o antiX Linux.
                        Muito obrigado pelo antiX Linux.

– – – – –

anticapitalista wrote: (Texto original em idioma Inglês)

I would also like to thank @marcelocripe for all he has done to promote antiX

The YouTube channel only exists because you authorized me to use the name “antiX Linux” in the channel name. If you hadn’t authorized it, the Portuguese language YouTube channel would never exist.
                        I am extremely grateful to you and everyone in this community for welcoming me and allowing me to collaborate in some way with antiX Linux.
                        Thank you very much for antiX Linux.

Member
                        marcelocripe

É com grande satisfação que comunico que o vídeo “5 – Conectar na internet com a rede com fio ou com a rede sem fio no antiX Linux com o CMST ConnMan” (título resumido) ou “5 – Como conectar na internet com a rede com fio (Ethernet) ou com a rede sem fio (Wi-Fi ou Wireless) no antiX Linux com o gerenciador de conexões de rede CMST ConnMan?” (título completo) que foi publicado no dia 30 de agosto de 2023 alcançou no dia 11 de abril de 2024 o total de 1000 visualizações no canal antiX Linux em Português.

– – – – –

It is with great satisfaction that I announce that the video “5 – Connect to the internet with the wired network or wireless network in antiX Linux with CMST ConnMan” (short title) or “5 – How to connect to the internet with the wireless network wired (Ethernet) or with the wireless network (Wi-Fi or Wireless) in antiX Linux with the CMST ConnMan network connection manager?” (full title) which was published on August 30, 2023, reached a total of 1000 views on the antiX Linux channel in Portuguese on April 11, 2024.

Member
                          marcelocripe

Hello.

Since 24-05-2024, all videos on the YouTube channel antiX Linux in Portuguese have subtitles in Portuguese.

In the video “6 – Subtitles in all videos on the antiX Linux channel in Portuguese“, I demonstrate how to activate the subtitles and how to activate the translator automatic subtitles.

I hope it also helps people who don’t speak Portuguese.

– – – – –

Olá.

Desde o dia 24-05-2024, todos os vídeos do canal YouTube antiX Linux em Português possuem legendas em idioma português.

No vídeo “6 – Legendas em todos os vídeos do canal antiX Linux em Português“, eu demonstro como ativar as legendas e como ativar o tradutor automático das legendas.

Eu espero que ajude também as pessoas que não são falantes do idioma português.

Viewing 12 posts - 1 through 12 (of 12 total)
                          • You must be logged in to reply to this topic.