Forum › Forums › General › Other Languages › Portuguese › Coisas a fazer após instalar o antiX 21
- This topic has 4 replies, 3 voices, and was last updated Jun 22-11:24 am by PPC.
- AuthorPosts
- November 2, 2021 at 10:46 am #70002Member
PPC
Há algum tempo fiz uma entrada deste tipo, para o antiX 19. Será que o antiX 21 justifica esta nova entrada?
Em algumas coisas sim:– Se utilizar internet sem fios (wi-fi), o programa de configuração de redes abre automaticamente – no separador “Wireless”, pode seleccionar a sua rede sem fios e conectar-se.
– Se tiver ligação à internet, actualize de imediato o antiX (ex: Menu > Aplicações > antiX > Actualizador do antiX)
Isso resolve alguns pequenos problemas do antiX, e garante que tem as versões mais recentes de tudo o que está instalado no seu sistema– Por agora, o antiX não inclui, de raiz, os navegadores de internet (firefox-esr e icemonkey), nem o LibreOffice em português. Dicas em como fazer isso estão em https://www.antixforum.com/forums/topic/usar-o-navegador-de-internet-firefox-esr-e-o-libreoffice-em-portugues/ e https://www.antixforum.com/forums/topic/como-localizar-o-seamonkey-o-navegador-de-internet-incluido-antix-21/#post-65586
– Muitos utilizadores não se adaptam ao gestor de ficheiros / gerenciador de arquivos padrão, o Rox filer- o antiX inclui agora o zzzfm (um derivado do antigo spacedm, que era incluido em versões anteriores do antiX), que é optimo, leve e muito personalizável. Há várias maneiras de o utilizar como padrão, aqui estão duas delas:
1- utilizar um ambiente de trabalho que começe por zzz ( Menu > Ambientes de trabalho > Outros ambientes > zzzicewm (é o equivalente do ambiente padrão, mas a utilizar o zzzfm para exibir os ícones no ambiente de trabalho- consome cerca de mais 2 mb de RAM do que utilizar um ambiente baseado em rox)
2- alterar o gerenciador de ficheiros/ gestor de arquivos padrão:
Menu > Centro de Controlo > Predefinir aplicações… > Clicar no botão ao lado de “Gestor de ficheiros”/”Gerenciador de arquivos” > Subir um nível e escolher zzzfm.desktop– Pode alterar o fundo do ambiente de trabalho, conforme a sua preferẽncia, bem como alterar o aspecto do antiX (para o gestor de janelas padrão, o IceWM, Menu > Definições (a penultima linha) > Temas > Estão organizador por ordem alfabética, escolha a letra e depois clique no tema que preferir – por exemplo os “antiX-Magic-…” têm um aspecto muito moderno, outros parecem-me horríveis- é tudo uma questão de gosto pessoal. Os temas “Blueday” são similares aos do Windows XP/8 em modo escuro )
– Adicione ícones dos seus programas preferidos directamente à barra (se usar o gestor de janelas padrão, o IceWM)- é mais rápido do que usar o menu e mais rápido e simples do que colocar os ícones no ambiente de trabalho (Menu > Aplicações> antiX > Gestor de ícones para a barra…)
– Se não gostar de ver horas, minutos e segundos na barra, clique com o botão direito sobre o relógio e escolha %H:%M
Edit: apenas para quem utiliza o sistema em pt-pt- o gksu, a aplicação que gera a janela para introduzir a password/senha, quando necessário (por exemplo para executar o instalador de pacotes ou o antiX-updater)
De padrão, está em inglês, mas existe uma tradução perfeitamente válida, em pt-br, que pode ser utilizada.
Enquanto tal deficiencia na tradução não for resolvida, se pretender, siga estes passos:
1- Menu > Terminal
2- Cole lá estes comandos, e, se lhe for pedido, insira a sua password/senha:
sudo cp /usr/share/locale/pt_BR/LC_MESSAGES/gksu.mo /usr/share/locale/pt/LC_MESSAGES/gksu.mo && sudo cp /usr/share/locale/pt_BR/LC_MESSAGES/libgksu.mo /usr/share/locale/pt/LC_MESSAGES/
P.
- This topic was modified 2 years, 1 month ago by PPC.
- This topic was modified 2 years, 1 month ago by PPC.
- This topic was modified 2 years, 1 month ago by PPC.
April 11, 2022 at 4:34 pm #81046MemberPPC
::Uma dica que pode ser importante: para obter o navegador de internet (o firefox-esr) e o LibreOffice traduzidos em português, de maneira fácil, podem seguir este procedimento:
menu do antiX > Aplicações/Aplicativos > antiX > User language > (Se surgir uma janela com muito texto, sobre como colaborar com a localização do antiX, pode fecha-la) > clique no botão “Localize programs”… daí para a frente o processo é intuitivo
P.
April 16, 2022 at 12:34 am #81381Membermarcelocripe
::Muito obrigado PPC por cada um dos seus excelentes tutoriais em idioma Português e em idioma Inglês.
Para baixar o arquivo tradução (.mo) de outros programas aplicativos, por favor, acessem a página: http://archive.org/details/@marcelocripe.
Obs.: Eu não posso incluir aqui neste fórum vários endereços de URLs, caso contrário a minha mensagem será bloqueada. No Internet Archive, eu disponibilizo uma captura de tela de cada programa traduzido em idioma Português do Brasil.
marcelocripe
June 22, 2022 at 3:04 am #85010Membermatheus
::Olá, como vão?
Desculpas por estar revivendo esse tópico.
Agradecido pelas dicas PPC. Eu adicionaria a instalação do driver proprietário da NVIDIA nessa lista de “coisas a fazer após instalar o antiX 21”. Pode ser considerado um passo opcional, mas que é que quase fundamental para aqueles que possuem uma placa gráfica fabricada pela NVIDIA (principalmente as GPUs mais antigas).
T+
- This reply was modified 1 year, 5 months ago by matheus.
CPU =>Intel Core i7-2600 @ 3.40 GHz 04 Cores / 08 Threads.
RAM =>16 Gb (2x Hyperx Red DDR3 08GB 1866)
GPU =>Palit GeForce GT 1030 2Gb GDDR5 (Driver Nvidia Current)
Monitor => Samsung SyncMaster T22A300
Motherboard +> "Chinese" ZX-H61CJune 22, 2022 at 11:24 am #85017MemberPPC
::@matheus – obrigado pela sugestão!
A parte boa do forúm é que qualquer pessoa pode adicionar informação que considere necessária.
Efectivamente, muitos computadores têm placas gráficas NVIDIA, cujo rendimento, com o driver que vem de origem é muito mau. Podemos instalar o driver necessário a partir do Centro de Controlo/ Centro de Controle.Nota: boas notícias para o mundo Linux é que a NVIDIA está finalmente a começar a abrir o código para os drivers que utiliza. Para já só para certas placas recentes, mas, esperançosamente, se tal abertura progredir, pode contribuir para que, em algum tempo, o driver completamente open source, que por exemplo, o antiX inclui de origem, funcione muito melhor.
P.
- AuthorPosts
- You must be logged in to reply to this topic.