Coisas a fazer após instalar o antiX

Forum Forums General Other Languages Portuguese Coisas a fazer após instalar o antiX

  • This topic has 0 replies, 1 voice, and was last updated Feb 16-5:36 pm by PPC.
Viewing 1 post (of 1 total)
  • Author
    Posts
  • #54496
    Member
    AvatarPPC

    Este tipo de dicas é quase universal e ocorreu-me que ainda não existia um aqui, portanto:

    Coisas a fazer após instalar o antiX:

    0- Leia, neste forum como utilizar o antiX, todas as indicações mais essênciais estão indicadas aqui, optimo para quem estiver habituado apenas ao Windows, pois tudo funciona, mas de maneira um pouco diferente aquilo a que estão habituados!

    1- Mude os repositórios para os mais rápidos:
    Menu > Centro de Controlo > Separador “Manutenção” > Gestor de Repositórios > Clique em “Seleccionar automaticamente…” Ou escolha aquele que ficar mais perto de si.

    2- Actualize o sistema
    Menu > Aplicações > antiX > “Actualizador do antiX” – se lhe for pedido, introduza a sua password/senha. Se houver actualizações a instalar, irá surgir uma janela preta com letras brancas a indicar o que será instalado. Autorize a instalação e todo o processo é automático. Quando estiver concluido, verá uma janela a avisar.

    3- Se for utilizador do LibreOffice, use a versão mais recente
    Se não tiver o ícone do “saco de compras”/”mala de viagem” na sua barra, faça isto:
    Menu > Aplicações > Sistema > Instalador de Pacotes (é um ícone que parece um saco de compras/mala de viagem).
    Se lhe for pedido, introduza a sua password/senha.

    No Instalador de Pacotes, escolha “Office” e lá, escolha “Office-LibreOffice(US)_Latest_full” ou o “Office-LibreOffice(US)_Latest_main” (que é um pouco mais leve porque não inclui a base de dados) e clique em “Instalar”

    4- Se for utilizador do LibreOffice e do firefox-esr (o navegador de internet padrão do antiX), instale as respectivas localizações:
    Siga os passos indicados em: https://www.antixforum.com/forums/topic/usar-o-navegador-de-internet-firefox-esr-e-o-libreoffice-em-portugues/

    5- Instale um navegador de Internet alternativo (apesar de não gostar, recomendo, para efeitos de compatibilidade, o Google Chrome- também é, infelizmente digo-o por experiencia propria, o que funciona melhor com serviços da Google que sejamos obrigados a utilizar)
    Para instalar o Chrome: vá ao instalador de pacotes (veja como o fazer no passo 3) e escolha “Browser” e depois “Google Chrome”, clique em “Instalar”
    Para instalar o Badwolf: vá ao synaptic e pesquise por Badwolf, instale-o… Dica- se não saber como o fazer, siga o passo 0 🙂

    6- Se sentir a falta de ter uma lixeira/reciclagem e for utilizador do Spacefm, veja como instalar uma em https://www.antixforum.com/forums/topic/adicionar-reciclagem-ou-lixeira-ao-antix/
    Não é algo essencial, e dá um pouquinho de trabalho, mas só tem que o fazer uma vez…

    7- Consome mais recursos do que o MPV, mas recomendo, a quem pretender visualizar videos, ter o VLC instalado, além disso, muitos utilizadores já estão familiarizados com ele, mesmo em outros sistemas, como o Windows.
    Para instalar o VLC: vá ao instalador de pacotes (veja como o fazer no passo 3) e escolha “Video” e depois “VLC”, clique em “Instalar”

    8- Um optimo leitor de música é o Deafbeef – recomendo a sua instalação, bem como torna-lo o leitor de música padrão. Leve, moderno e funcional.
    Para instalar o Deadbeef: vá ao instalador de pacotes (veja como o fazer no passo 3) e escolha “Audio” e depois “Deadbeef”, clique em “Instalar”

    10- Thunderbird: O Claws é um programa de e-mail optimo, leve e funcional (apesar de não parecer muito moderno)- se poder, use-o. Se desejar algo mais potente, quase ao nível do MS Outlook, com Calendário (que até tem possibilidade de aceder ao Calendário da Google), instale o Thunderbird e a respetiva localização para português…
    Para o instalar, já sabe… use o instalador de pacotes, vá a “Email”, e escolha “Thunderbird”…

    11- Se gostar de jogos simples (como paciência, minas, mahjong, sudoku, etc) existem vários, e de boa qualidade, instaláveis pelos repositórios do antiX/Debian
    Um bom princípio é, claro está, no instalador de pacotes, ir a “Games” e escolher “Simple Card Games” (o nome é um pouco enganador, não tem apenas jogos de cartas)

    12- Se gostar de jogos e o seu computador (e a sua carteira) tiverem recursos, instale o Steam, e terá acesso a milhares de jogos, muitos deles, “para windows”
    Correndo o risco de parecer repetitivo… Instalador de pacotes… Games… Steam…

    13- Se sentir a falta de notificações do sistema, instale o “dunst”, a partir do instalador de pacotes
    Instalador de pacotes > “Misc” > dunst …

    ****
    Se estiver a usar um PC com muito poucos recursos (exemplo: 1 Giga ou menos de RAM):

    – Não use ícones no ambiente de trabalho
    Na prática isto significa que deverá escolher um ambiente de trabalho que não começe por “rox-…” nem “space-…”
    – Desabilite/feche serviços que não usa:
    Se não usar o clipboard, nem o icone para alterar o layout do teclado, desactive-os.
    Se não usar muito o icone para alterar o volume, desactive-o também.
    DICA: Se estiver a utilizar o ambiente de trabalho padrão do antix, o IceWM, pode usar o “Gestor de Icones para a barra do icewm” para adicionar à barra os ícones dos programas que mais usa, é mais prático do que os ter no fundo do ambiente de trabalho! Aconselho a adicionar o ícone do actualizador do antiX, para não se esquecer de, pelo menos uma vez por semana, clicar lá e ver se existem actualizações.

    NOTA: A maneira mais rápida de usar menos recursos possível é optar um um ambiente de trabalho que começe por “min…” como o “min-icewm”, que é o ambiente padrão, mas sem ícones no ambiente de trabalho, e sem carregar absolutamente mais nada que não seja essencial. Se o seu computador tem pouca memória, este é o melhor modo de a aproveitar ao máximo e ter um sistema moderno e funcional. Se quiser o ícone do volume de volta: Menu > Executar > Escreva, sem aspas “volumeicon” e prima a tecla Enter. Depois de o utilizar. pode ciclar no ícone com o botão direito do rato e seleccionar “Sair”, para libertar alguma memória novamente.

    -Use programas leves:
    -Para e-mail: o claws, incluido de padrão no antiX
    -Para navegar na internet: use o synaptic (ou o terminal, se o souber usar) para instalar o “Badwolf” é um optimo navegador, apesar de… “diferente”, personalizado para ter funcionalidades adicionais no antiX. Outra boa sugestão, se for um sistem de 64 bits, é o Ungoogled-Chromium
    -Para ver youtube: use o SMtube– garanto que poderá ver videos em qualquer computador com o antiX instalado (excluindo na versão de cli apenas, como é óbvio)
    -Para editar texto: o Abiword (disponível no Instalador de Pacotes, em Office)- é muito mais leve do que o LibreOffice Writer, mas com muito menos funções e menor compatibilidade de documentos. Pode sempre escrever o documento em Abiword e depois abri-lo no Writer para o finalizar, converter para outro tipo de documento, se necessário. Em última instância, use um editor de textos On-line, tanto os da Google, como o MS Office on-line são livres e cheios de funções (mas diga adeus à sua privacidade, ao utiliza-los)

    P.

Viewing 1 post (of 1 total)
  • You must be logged in to reply to this topic.