Forum › Forums › General › Other Languages › Portuguese › Como Criar Pendrive Inicializável Usando o Ventoy
- This topic has 1 reply, 1 voice, and was last updated Oct 15-1:38 am by marcelocripe.
-
AuthorPosts
-
September 22, 2020 at 6:30 am #42093Member
marcelocripe
Olá caros colegas.
O nosso colega, Brian Masinick, no tópico https://www.antixforum.com/forums/topic/suggestions-about-antix-linux-to-developers-and-maintainers/page/4/, sugeriu o Ventoy, esta é uma importante ferramenta para preparar o pendrive inicializável ou pendrive “bootável”.
Além da sugestão do Brian Masinick, outro colega do PCLinux Os Brasil, que eu o conheci no dia 20-09-2020, através do grupo do Telegram, também indicou o Ventoy para a criação de pendrive inicializável ou pendrive “bootável” e o vídeo.
O link abaixo do vídeo tutorial é preparado em uma distribuição Linux.
Eu encontrei também outro vídeo de tutorial que é preparado em um Windows
Baixe o Ventoy no site
https://www.ventoy.net/en/index.htmlhttps://github.com/ventoy/Ventoy/releases
Arquivo SHA-256 Liberado Tamanho
ventoy-1.0.21-windows.zip 483ed9e698dd4a6d04d16ca58bfc406b55e69180fd061e1576ada16a130aa648 12-09-2020 7,3 MB
https://github.com/ventoy/Ventoy/releases/download/v1.0.21/ventoy-1.0.21-windows.zip
7.26 MBventoy-1.0.21-linux.tar.gz 170953248d5b30688d88ceae44cdc95d86a869fe3f58623b494e8ee60b5d2e1e 12-09-2020 7,5 MB
https://github.com/ventoy/Ventoy/releases/download/v1.0.21/ventoy-1.0.21-linux.tar.gz
7.42 MBventoy-1.0.21-livecd.iso 5be2660b776fe18d9f80a704e6e414c0cc8fbe853763c8c51bbc7edcc2d2460f 12-09-2020 38 MB
https://github.com/ventoy/Ventoy/releases/download/v1.0.21/ventoy-1.0.21-livecd.iso
37 MBCaso você tenha usado o programa balenaEtcher anteriormente para preparar o pendrive inicializável, certamente você precisará formatar o pendrive, use um programa formatador de pendrive de sua preferência, por exemplo, o Formatador USB (Format USB) no antiX ou MiniTool Partition Wizard, ou USBUtil, ou guiformat no Windows.
No antiX, acessar o SpaceFM, encontrar a pasta de Downloads, descompactar o arquivo ventoy-1.0.21-linux.tar.gz, entrar na pasta ventoy-1.0.21, menu Arquivo, Terminal, o pendrive foi montado em sdb, no Terminal aplicar o comando abaixo:
antix1@antix1:~/Downloads/ventoy-1.0.21
$ sudo ./Ventoy2Disk.sh -i /dev/sdb {Enter}**********************************************
Ventoy: 1.0.21
longpanda admin@ventoy.net
https://www.ventoy.net
**********************************************Disk : /dev/sdb
Model: Kingston DT 101 G2 (scsi)
Size : 7 GB
Style: MBRAttention:
You will install Ventoy to /dev/sdb.
All the data on the disk /dev/sdb will be lost!!!Continue? (y/n) y {Enter}
All the data on the disk /dev/sdb will be lost!!!
Double-check. Continue? (y/n) y {Enter}Create partitions on /dev/sdb by parted in MBR style …
Done
mkfs on disk partitions …
create efi fat fs /dev/sdb2 …
mkfs.fat 4.1 (2017-01-24)
success
mkexfatfs 1.3.0
Creating… done.Onde aparece {Enter}, significa que você deve ser pressionar a tecla Enter e não ser digitar {Enter}.
Será necessário digitar o y e pressionar o Enter para confirmar a formatação duas etapas.
Copiar as ISOs para a partição chamada ventoy.
Após a conclusão da cópia, clique no ícone da barra de tarefas remover dispositivo USB.
marcelocripe
- This topic was modified 2 years, 7 months ago by anticapitalista.
- This topic was modified 2 years, 7 months ago by anticapitalista. Reason: shrunk video
October 15, 2020 at 1:38 am #42951Member
marcelocripe
::No Windows 7:
Conecte na porta USB, apenas o pendrive que será formato e preparado pelo Ventoy, remova com segurança outros pendrives ou cartões de memória que eventualmente estejam conectados no seu computador.
Atenção!
Faça cópia de segurança dos seus dados antes de prosseguir, o Ventoy formatará o seu pendrive e todos os seus dados serão perdidos, excluídos ou apagados.
Acessar o Explorador de Arquivos do Windows (Windows Explorer), também conhecido como Documentos, encontre a pasta Downloads, descompacte o arquivo ventoy-1.0.21-windows.zip, entrar na pasta ventoy-1.0.21, duplo clique sobre Ventoy2Disk.exe, clique em Sim para permitir que o programa faça alterações no computador.
Observe que o pendrive possui a seguinte descrição: Disco removível (G:).
Estando apenas o pendrive que será formatado conectado no computador, será exibido o nome do seu pendrive na lista Device (Dispositivo), caso não seja exibido, clique no ícone que contém duas setas em cor branca e fundo verde, para atualizar a lista.
Clicar em Install (Instalar) para iniciar o processo de preparação do seu pendrive. Será exibido a mensagem “The disk will be formatted and all the data will be lost. Continue?”, traduzindo com o tradutor online: “O disco será formatado e todos os dados serão perdidos. Continuar?”, clique em Sim, outra mensagem será exibida “The disk will be formatted and all the data will be lost. Continue? (Double Check)”, traduzindo com o tradutor online: “O disco será formatado e todos os dados serão perdidos. Continuar? (Verifique duas vezes) ou (Verificação dupla)”, Sim para formatar e preparar o seu pendrive com o Ventoy.
Quando for concluído o processo, será exibido a mensagem “Congratulations! Ventoy has been successfully installed to the device”, traduzindo com o tradutor online: “Parabéns! Ventoy foi instalado com sucesso no dispositivo”, clique em OK e em “X” para fechar ou sair do programa.
Observe que o pendrive possou a ter a seguinte descrição: Ventoy (G:).
No seu computador o pendrive poderá estar identificado por outra letra, atente-se a isso, copie a(s) imagem(s) ISO(s) para a partição chamada Ventoy. Segundo o sr. Alessandro do PCLinux Os Brasil, a imagem ISO não pode possuir espaço em seu nome, remova os espaços ou substitua por underline.
Após a conclusão da cópia, clique no ícone da barra de tarefas para remover o dispositivo USB com segurança.
Agradeço o sr. Brian Masinick que possui vasta experiência e compartilhou a informação sobre este excelente programa para a preparação de pendrive inicializável, pendrive “bootável” ou pendrive de boot.
marcelocripe
-
AuthorPosts
- You must be logged in to reply to this topic.



