Como deixar o antiX com aspecto mais moderno (similar ao Windows 10)

Forum Forums General Other Languages Portuguese Como deixar o antiX com aspecto mais moderno (similar ao Windows 10)

  • This topic has 4 replies, 2 voices, and was last updated Nov 7-10:35 am by PPC.
Viewing 4 posts - 1 through 4 (of 4 total)
  • Author
    Posts
  • #50570
    Member
    PPC

      Como deixar o antiX com aspecto mais moderno (similar ao Windows 10)

      O antiX é um optimo sistema para dar vida a computadores menos potentes, mas tem um interface que, por padrão parece um pouco arcaico.
      Mesmo usando tecnologia com diversos anos (bem longe de topo da cama), conseguimos fazer com o antiX fique com uma aspecto mais moderno, e com muitas mais funcionalidades na barra.

      Explicação prévia: a versão “full” do antiX inclui 3 ambientes distintos: o IcewM (que é o padrão), o JWM e o Fluxbox.
      Podemos alternar entre esses ambiente usando o Menu > Ambientes de trabalho > Alternar Ambientes de Trabalho (pode ser ligeiramente diferente em pt-br)- escolhemos qual o ambiente (cada um dos três referidos tem quadro modos distintos, indicados por uso crescente de recursos: o “min…”, que é o mais leve, apenas com as funções mínimas, sem Conky, ícone do volume, etc; apenas o nome do ambiente (que tem todas as funcionalidades, mas sem ícones no ambiente de trabalho); “rox…” que usa o gestor de ficheiros/arquivos rox para exibir os ícones no ambiente de trabalho; “space…”, que faz o mesmo, utilizando o SpaceFM)

      Eu utilizo o ambiente min-fluxbox (sem ícones no ambiente de trabalho), com a barra tint2 a substituir a barra original. O tint2 permite ter práticamente todas as funcionalidades que a barra do Windows moderno tem, e mais algumas. O conjunto min-fluxbox+tint2 permite usar muito menos recursos do que o interface padrão rox-icewm, e facultando um interface mais moderno e similar ao utilizado por muitos outros Sistemas Operativos (incluindo o Windows 10).

      Como instalar:
      1- Aceda ao site: http://s000.tinyupload.com/?file_id=70692779387025153185 e faça download do script antiX_FT_10_transformation-pack-pt-br.sh
      2- Usando o gestor de ficheiros/arquivos SpaceFM, vá à pasta para onde transferiu o script. Clique nele com o botão direito do rato > Propriedades > Permissões/Permissions > Clique um visto nas três caixas na coluna “execução” > OK
      3- Clique sobre o ícone do script e execute-o. Se for pedida a sua password, introduza-a. Abre-se uma janela negra com letras brancas e o processo de instalação inicia. Num computador com internet rápida, o processo demora menos de 1 minutos (são transferidos cerca de 26Mb de informação). A nova barra aparece automaticamente e a janela fecha-se sozinha.

      Como utilizar:
      O conteúdo da barra, da esquerda para a direita é:
      -Menu iniciar- faça clique com o botão esquerdo para aceder ao menu
      -Pesquisar- clique com o botão esquerdo para pesquisar por aplicações/aplicativos; clique com o botão direito para pesquisar por ficheiros/arquivos
      -Alternar janelas/exibir fundo do ambiente de trabalho- clique com o botão esquerdo para ver miniaturas de todas as janelas não minimizadas e clicar naquela para onde quer ir; clique com o botão esquerdo para minimizar todas as janelas e ver o fundo do ambiente de trabalho (volte a clicar para repor todas as janelas ao estado anterior)
      -Gerir ícones da barra- clique com o botão esquerdo para escolher se quer adicionar/remover/mover ícones à barra.
      -Gestor de ficheiros/arquivos – clique com o botão esquerdo para executar o SpaceFM
      -Ícones “lançadores” – clique com o botão esquerdo num nos ícones nesta secção para executar a aplicação em causa. Pode adicionar/remover/mover os ícones desta secção clicando em “Gerir ícones da barra”. De padrão inclui o Firefox-ESR, o LibreOffice Writer, o Instalador de Pacotes e o Atualizador do antix.
      -Barra de tarefas- aqui são exibidos os ícones das janelas correntemente a serem executadas. Passe o ponteiro sobre um destes ícones para ver o nome da janela e uma miniatura dela. Faça clique com o botão esquerdo para mudar o foco para essa janela, clique com o botão do meio para alternar a janela entre maximizada/tamanho anterior, clique com o botão direito para fechar a janela
      -Indicação de recursos do sistema- indica o CPU e a memória RAM que estão a ser usados. Clique com o botão esquerdo para abrir o Gestor de Tarefas
      -Ícone de Rede- clique com o botão esquerdo para abrir o gestor de redes connman (se pretender ligar a uma rede sem fios/Wifi – no primeiro separador da janela confirme se WIFI “on” (a luz verde) e depois, no separador “Wireless” clique na sua rede e no botão “Connect”. Se for a primeira vez que se liga à sua rede, terá que introduzir a password da rede no campo “Passphrase”)
      -Ícone de controlo de volume – clique com o botão esquerdo para abrir o controlo de volume, clique com o botão direito para fechar o controlo de volume
      -Tempo – clique com o botão esquerdo para ver, em português, o tempo na sua zona.
      -Remover dispositivos USB: permite ejectar, com segurança Pen’s USB
      -Tabuleiro de sistema (de padrão, está vazio)
      -Relógio- clique com o botão esquerdo para ver o calendário
      -Sair- clique com o botão esquerdo para aceder ao menu de desligar o computador, suspender, etc.

      Como voltar ao antiX padrão?
      Para voltar a ter o antiX com o interface rox-icewm padrão, clique no botão Sair > Terminar Sessão. No ecrã de log in, prima a tecla “F1” até surgir no ecrã a indicação do ambiente de trabalho “rox-icewm” > Introduza a sua password/senha
      O script de instalação do antiX FT10 torna sempre o SpaceFM o gestor de ficheiros/arquivos padrão. Se pretender usar o rox-filer: Menu > Centro de Controlo > Clique no ícone de estrela amarela > Clique à direita de “File Manager”, onde diz “spacefm.desktop”. Na lista que surge, escolha “rox-filer.desktop” > Clique em “Open” > Clique em OK
      Isto coloca o antiX rox-icewm tal como estava antes de instalar o antiX FT10, com uma excepção- se desejar remover o pacote “dunst”, que permite que surgam no ecrã notificações do sistema:
      Menu > Terminal >
      sudo apt purge dunst
      [introduza a sua password/senha se pedido]
      Pronto- todas as alterações ao sistema padrão foram eliminadas.

      Nota 1: Se girar o botão do meio do rato/mouse no ambiente de trabalho, sem ser sobre uma janela, roda entre dois ambientes de trabalho distintos do Fluxbox (as janelas de uma área de trabalho não surgem no noutro, para as ver, terá que rodar novamente a botão do meio do rato/mouse, para regressar à área de trabalho inicial).

      Nota 2: se o seu computador for relativamente potente, pode experimentar usar o compositor compton, que o script instala automaticamente. O “compton” activa efeitos especiais, como transparências e sombras nas janelas. Para o testar faça isto no terminal:

      compton -c -C -f --detect-transient --unredir-if-possible --sw-opti --shadow-exclude-reg x30+0-0

      [Não se preocupe, ao fechar a janela do terminal, o compton fecha automaticamente e tudo volta ao normal]

      P.

      PS: Abaixo podem ver o meu ambiente de trabalho (tenho um menu personalizado, e o meu ícone de “Ejetar dispositivos USB” é personalizado também, de resto é o que vocês deverão ver).

      • This topic was modified 3 years, 4 months ago by PPC.
      #51335
      Member
      marcelocripe

        Olá caros colegas,

        Eu agradeço ao @PPC pelo excelente trabalho realizado com a barra de ferramentas Tint2 para fluxbox do antiX, e ainda, por disponibilizar gentilmente um tutorial na área Português deste fórum.

        Com apenas UM script, o “antiX_FT_10_transformation-pack-pt-br.sh” criado pelo @PPC, é possível instalar todos os programas necessários e configurar a barra Tint2 automaticamente.

        Muito obrigado, @PPC por compartilhar com todos os usuários do antiX esta obra de arte que você criou.

        Conforme explicações do @PPC, no tópico em idioma Inglês, a URL “http://wttr.in/?lang=pt” identifica a localização através do provedor de internet, caso este esteja em outra localização/região, pode ser que seja exibido a Previsão do Tempo da localização/região do provedor de internet, ao invés da sua.

        Com o objetivo de colaborar, envio os modelos para a construção da URL do sítio/site http://wttr.in/ para ajudar os usuários falantes do idioma Português de Portugal e Português do Brasil a conseguirem obter a Previsão do Tempo para a sua Cidade/Município ou Distrito do seu Estado ou País, caso não esteja sendo exibido a previsão do tempo da sua região através da URL http://wttr.in/?lang=pt configurada pelo script “antiX_FT_10_transformation-pack-pt-br.sh”.

        Acesse o gerenciador de arquivos SpaceFM, Menu, Aplicativos/Aplicações, Sistema, SpaceFM.

        Acesse a pasta /home/seu_nome_de_usuário, clique com o botão direito do rato/mouse na área branca embaixo da pasta “Vídeos” e em seguida clique em Exibir/View, Arquivos Ocultos/Hidden Files, você visualizará várias pastas e arquivos/ficheiros de configurações ocultos do antiX. Tenha cuidado para não apagar nenhum destes arquivos/ficheiros ou pastas por engando.

        Acesse a pasta /home/seu_nome_de_usuário/.config/tint2, primeiro faça uma cópia de segurança do arquivo “tint2rc”, clique com o botão direito do rato/mouse sobre o arquivo “tint2rc”, Copiar/Copy, e cole em outra pasta, por exemplo, na pasta Documentos.

        Volte para a pasta /home/seu_nome_de_usuário/.config/tint2, clique com o botão direito do rato/mouse sobre o arquivo “tint2rc”, Abrir/Open, clique sobre Geany ou Leafpad.

        Localize o “Button 8” (Botão 8) que controla o ícone de previsão do tempo da barra de ferramentas Tint2:

        #————————————-
        # Button 8
        button = new
        button_icon = /usr/share/icons/papirus-antix/24×24/panel/weather-few-clouds.png
        button_text =
        button_tooltip = Tempo
        button_lclick_command = WINID=$(wmctrl -lx | grep ‘Simple Weather’ | awk ‘NR==1{print $1}’); if [ $WINID ]; then wmctrl -ia $WINID & else roxterm –hide-menubar –title “Simple Weather” –zoom=0,85 –geometry 130×40 -e bash -c “curl ‘http://wttr.in/?lang=pt’; read -N1;” & fi
        button_rclick_command =
        button_mclick_command =
        button_uwheel_command =
        button_dwheel_command =
        button_font_color = #000000 100
        button_padding = 0 0
        button_background_id = 0
        button_centered = 0
        button_max_icon_size = 0

        Na linha “button_lclick_command =”, altere a URL: http://wttr.in/?lang=pt, conforme os exemplos abaixo:

        Modelo

        Para Português do Brasil
        http://wttr.in/Nome_da_Cidade_Estado_ou_Pais?lang=pt-br

        Para Português de Portugal
        http://wttr.in/Nome_do_Distrito_ou_Pais?lang=pt

        Por exemplo:

        http://wttr.in/Araua?lang=pt-br
        http://wttr.in/Sao_Luis_Maranhao?lang=pt-br
        http://wttr.in/Lisboa?lang=pt
        http://wttr.in/Viana_do_Castelo?lang=pt

        Caso não funcione, como ocorre com:

        A capital Vitória no estado do Espírito Santo no Brasil,

        http://wttr.in/Vitoria?lang=pt-br

        O sítio/site exibe a previsão do tempo de Vitoria-Gasteiz na Espanha

        ou

        Com o distrito Évora em Portugal,

        http://wttr.in/Evora?lang=pt

        O sítio/site exibe a previsão do tempo de Évora na Austrália

        Seguindo o modelo:

        http://wttr.in/Nome_da_Cidade_Pais?lang=pt
        ou
        http://wttr.in/Nome_da_Cidade_Pais?lang=pt-br

        Abra o navegador de internet e aplique a URL conforme os exemplos:

        http://wttr.in/Vitoria_Brazil?lang=pt-br

        http://wttr.in/Evora_Portugal?lang=pt

        Teste estes modelos até conseguir localizar a sua Cidade/Município ou Distrito, não utilize acentos, para nomes compostos, utilize o sublinhado ” _ “, ou traço baixo, ou subtraço, em idioma Inglês é chamado por “underscore” ou “underline”.

        Uma vez realizado os testes através do navegador de internet e funcionando corretamente a sua localização, no arquivo “tint2rc” que está na pasta /home/seu_nome_de_usuário/.config/tint2, altere a URL: http://wttr.in/?lang=pt para a URL que você testou, salve ou guarde o arquivo, no menu Arquivo/Ficheiro, Salvar/Guardar.

        Clique com o botão esquerdo do rato/mouse no ícone da lupa da barra de ferramentas Tint2 que serve para fazer pesquisa de programas aplicativos no antiX, o Roffi abrirá, digite na busca de programas “tint2”, sem aspas, quando exibir o ícone e o texto “Tint2”, clique com o botão esquerdo do rato/mouse sobre ele para atualizar a barra de ferramentas.

        Se tudo ocorreu bem, da próxima vez que você clicar sobre o ícone de previsão do tempo, será aberto a previsão do tempo da sua Cidade/Município ou Distrito que você configurou.

        Lista de URL das Capitas do Brasil:

        Região Nordeste
        http://wttr.in/Aracaju?lang=pt-br
        http://wttr.in/Fortaleza?lang=pt-br
        http://wttr.in/Joao_Pessoa?lang=pt-br
        http://wttr.in/Maceio?lang=pt-br
        http://wttr.in/Natal?lang=pt-br
        http://wttr.in/Recife?lang=pt-br
        http://wttr.in/Sao_Luis_Maranhao?lang=pt
        http://wttr.in/Salvador_Bahia?lang=pt-br
        http://wttr.in/Teresina?lang=pt-br
        Região Centro-Oeste
        http://wttr.in/Brasilia?lang=pt-br
        http://wttr.in/Campo_Grande?lang=pt-br
        http://wttr.in/Cuiaba?lang=pt-br
        http://wttr.in/Goiania?lang=pt-br
        Região Sudeste
        http://wttr.in/Belo_Horizonte?lang=pt-br
        http://wttr.in/Rio_de_Janeiro?lang=pt-br
        http://wttr.in/Sao_Paulo?lang=pt-br
        http://wttr.in/Vitoria_Brazil?lang=pt-br
        Região Sul
        http://wttr.in/Curitiba?lang=pt-br
        http://wttr.in/Florianopolis?lang=pt-br
        http://wttr.in/Porto_Alegre?lang=pt-br

        Lista de URL dos Distritos de Portugal:

        http://wttr.in/Aveiro?lang=pt
        http://wttr.in/Beja?lang=pt
        http://wttr.in/Braga?lang=pt
        http://wttr.in/Braganca?lang=pt
        http://wttr.in/Castelo_Branco?lang=pt
        http://wttr.in/Coimbra?lang=pt
        http://wttr.in/Evora_Portugal?lang=pt
        http://wttr.in/Faro_Portugal?lang=pt
        http://wttr.in/Guarda?lang=pt
        http://wttr.in/Leiria?lang=pt
        http://wttr.in/Lisboa?lang=pt
        http://wttr.in/Portalegre?lang=pt
        http://wttr.in/Porto?lang=pt
        http://wttr.in/Santarem?lang=pt
        http://wttr.in/Setubal_Portugal?lang=pt
        http://wttr.in/Viana_do_Castelo?lang=pt
        http://wttr.in/Vila_Real_Portugal?lang=pt
        http://wttr.in/Viseu?lang=pt

        marcelocripe

        #70425
        Member
        PPC

          Actualização:
          Dado que o link original para fazer download do instalador já desapareceu, fiz upload da última versão, para antiX 19, aqui:
          http://gitlab.com/antix-contribs/contribs-goodies/-/blob/master/antiX_FT_10_transformation-pack-pt-br-6-11-2021-antiX19-SemJgmenu.sh

          Basta clicar no botão download, no canto superior direito (é uma seta a apontar para baixo)

          Para efectuar a instalação é necessário ligação à internet.
          Passos:
          1- faça download do ficheiro/arquivo de instalação
          2- Usando o SpaceFm ou o zzzfm, clique sobre o ficheiro com o botão direito > Propriedades > Permissões > Confirme que a primeira caixa, a contar de cima, que diz “Execução”, tem um visto (um pisco) e depois clique no botão “OK”
          3- Faça novamente clique com o botão direito sobre o ficheiro de instalação e escolha a opção Abrir > Executar
          4- Pode ser necessário introduzir a sua senha/password
          5. Irá abrir uma janela negra, com letras brancas de terminal. Não é necessário fazer nada, apenas deixar a instalação terminar, pode demorar alguns minutos, dependendo da sua ligação à Internet

          NOTA1: este procedimento altera o seu antiX! faça-o apenas se tiver a certeza do que pretende. Não sou responsável se algo correr mal!

          NOTA2: Este instalador é para o antiX 19 (no antiX 21 o spacefm foi susbtituido pelo zzzfm e os nomes dos estilos usados pelo ambiente fluxbox mudaram. Se houver pedidos nesse sentido, irei tentar alterar o instalador para funcionar também no antix 21)

          Dito isso, se algo correr mal, ou desejar simplesmente voltar ao antiX padrão, faça clique direito no ambiente de trabalho e escolha Ambiente de Trabalho > Outros Ambientes > e escolha o seu ambiente (o padrão é rox-icewm)
          ao fazer isso, tudo deve voltar à configuração padrão do antiX. Pode ser necessário reiniciar o computador após esse passo, para garantir que a barra do tint2 encerra.

          Estou a trabalhar, sem pressa, na versão antiX FT21, que inclui um novo menu (similar ao do Windows 10 e 11)

          P.

          #70468
          Member
          PPC

            Nova actualização:
            Uma versão, de teste, do antiX FT21 está disponível para testes, podendo fazer o download do código do script neste link temporário:
            http://pastebin.com/2X8Pr6Ye

            Alterações:
            -Clicar no menu iniciar da barra, com o botão esquerdo faz surgir o jgmenu (para já, é a versão mais simples do menu, que tem a vantagem de ser automaticamente traduzido para qualquer língua em que o sistema seja utilizado). Clicar lá com o botão direito faz surgir o menu padrão do antiX.
            -O instalador activa automaticamente o estilo (tema) Numix certo (deve funcionar em antiX 19 e 21)
            -Caso esteja a utilizar o antiX 19, sem o zzzfm, este programa é automaticamente instalado.

            Caso, por algum motivo, ao executar o instalador, não surja correctamente a barra, execute novamente o instalador, para garantir que qualquer problema seja sanado.
            Nos meus testes, dependendo da velocidade da internet, o processo de instalação demora entre 1 a 4 minutos…

            Como sempre, pode mudar para o seu ambiente padrão icewm e tudo volta a estar como antes (ao reiniciar o seu sistema, o tint2 deixará de ser executado)

            P.

            • This reply was modified 2 years, 7 months ago by PPC.
          Viewing 4 posts - 1 through 4 (of 4 total)
          • You must be logged in to reply to this topic.