Como instalar aplicativos / software no antiX (versão 2020):

Forum Forums General Other Languages Portuguese Como instalar aplicativos / software no antiX (versão 2020):

  • This topic has 1 reply, 2 voices, and was last updated Sep 19-1:44 pm by marcelocripe.
Viewing 2 posts - 1 through 2 (of 2 total)
  • Author
    Posts
  • #41879
    Member
    PPC

      Como instalar aplicativos / software no antiX (versão 2020):

      Você descobriu recentemente sobre o Linux ou o antiX em particular e quer saber como instalar novo software?

      Como quase tudo no Linux em geral e no antiX em particular, existem muitas maneiras de fazer as coisas.

      1- Use Instalador de Pacotes (“Package Installer”) (disponível em: Menu – Control Center – separador Sistema):

      É como uma pequena “loja de aplicativos antiX” – tem uma lista de mais de uma centena dos aplicativos mais instalados, divididos em categorias, pesquisáveis ​​pelo nome do aplicativo (mas não pela sua descrição) – inclui quase qualquer navegador que você possa imaginar, WINE, Steam , Java, VLC, pacotes de idioma, são todos instaláveis ​​a partir daí, usando um único clique – o usuário geralmente não precisa interagir com o terminal. Uma janela preta do terminal aparece e fecha automaticamente após o término do processo de instalação. Normalmente, se houver qualquer tipo de pergunta a que o usuário tenha que responder durante o processo de instalação, basta pressionar uma das teclas que a janela mostra para prosseguir (a tecla “enter” geralmente aceita a resposta padrão).
      Nota: Durante algumas instalações particulares (como o Virtualbox), o usuário precisa aceitar algum tipo de Contrato de Licença que aparece nessa janela – use a tecla “tab” para destacar a opção correta e aceite-a pressionando a tecla “enter”)
      Prós: fácil de usar, torna muitos aplicativos de uso geral instaláveis ​​com um único clique.
      Contras: os novatos podem achar a interface um pouco espartana, sem ícones ou capturas de tela.

      2- Use o gerenciador de pacotes Synaptic (também disponível, entre outros locais, em: menu > Centro de controlo > guia Sistema):

      Este é um aplicativo muito poderoso que permite instalar e gerenciar qualquer aplicativo disponível nos repositórios Debian – existem muitas dezenas de milhares disponíveis.
      Um “repositório” é uma coleção de pacotes de software para uma distribuição Linux. O antiX é baseado no Debian, por isso usa os repositórios Debian e seu próprio repositório antiX.
      – Para pesquisar um aplicativo, clique no ícone da lupa no canto superior direito da janela (pode pesquisar o nome do aplicativo ou sua descrição -ex: “vlc” ou “media player”).
      – Uma pequena janela de pesquisa é exibida – digite o aplicativo (pacote) que deseja pesquisar e pressione o ícone da lupa disponível nessa janela
      – Aguarde alguns instantes para que o Synaptic mostre os resultados da pesquisa – eles são apresentados no lado direito da janela principal. Se for necessário, deslise para baixo nos resultados de sua pesquisa até encontrar o(s) aplicativo(s) que deseja instalar – pode instalar mais de um aplicativo ou pacote ao mesmo tempo.
      – Clique com o botão direito no(s) ficheiro(s) que deseja instalar e selecione “Marcar para instalação”. Se a instalação do aplictivo requeer algo mais, o Synaptic dirá exatamente o que mais precisa ser instalado e se oferece para instalar esses ficheiros. Se isso acontecer, deverá clicar explicitamente em “marcar” esses ficheiros extras para continuar o processo de instalação.
      – Depois de selecionar tudo que deseja instalar, clique no ícone “Roda dentada” (Aplicar) na parte superior da janela do Synaptic. Uma janela pop-up de confirmação informará exatamente quantos arquivos serão baixados, seu tamanho e o espaço que usarão em seu disco rígido após a instalação. Clique no botão “Aplicar” e aguarde a conclusão da instalação. O novo aplicativo aparece automaticamente no menu.

      Prós: muitos milhares de aplicativos disponíveis. Não requer o uso do terminal. Instala provavelmente tudo o que for preciso. É seguro, não prejudica de forma alguma o seu sistema.
      Contras: pode ser um pouco exagerado para novos utilizadores porque não mostra apenas os aplicativos, mas suas dependências, e também fonts, drivers, etc. Não mostra automaticamente nenhuma visualização gráfica dos aplicativos (não tem imagens bonitas ou vídeos para ver, como em lojas de aplicativos móveis) MAS poderá selecionar o seu aplicativo e tentar usar o botão “obter captura de tela” para … bem, tentar obter uma captura de tela…

      3- Use o cli-aptiX:

      Se não tem medo de usar o teclado e não é desencorajado por uma interface geral que basicamente permanece inalterada por décadas, abra um terminal e execute o cli-aptiX
      É uma joia! É tão amigável quanto um aplicativo que só pode ser de teclado permite: oferece a atualização automática da base de dados de ficheiros do sistema (realiza uma atualização do apt) e, em seguida, permite instaler aplicativos, que corram em um terminal ou com interface gráfico (GUI), possui uma enorme lista de aplicativos selecionados e permite pesquisar por nome ou descrição do aplicativo!
      Prós: facilidade de uso, excelente lista de softwares com curadoria, permite ao usuário pesquisar e instalar aplicativos dos Repositórios Debian
      Contras: apenas funciona no terminal, sem entrada de rato (mouse)

      4- Use Appimages:

      É um formato de aplicativo “universal”, o que significa que deve ser executado em quase qualquer sistema Linux [existem vários formatos “universais”, mas os mais conhecidos são Snaps, Flatpaks e Appimages].
      Basta transferir o ficheiro, torná-lo executável e executá-lo (exemplo: Abra o SpaceFm, navegue até onde está a sua Appimage, clique com o botão direito nela – Propriedades – Permissões – Certifique-se de que o campo executável esteja marcado. Só é necessário fazer isso uma vez. Após isso, sempre que quiser executar o aplicativo, basta clicar com o botão direito e escolher a opção de executar).
      Não é necessário instalação alguma!
      Existem lojas de aplicativos Appimages on-line – o que facilita efectuar pesquisas. eles têm descrições dos aplicativos e geralmente uma captura de tela.
      Bons lugares para encontrar aplicativos Appimage:
      https://appimage.github.io/ (mais 1100 aplicativos no momento)
      https://www.appimagehub.com/ (tem quase 800 aplicativos no momento)
      Alguns “fornecedores” de aplicativos de software, como a página do LibreOffice, oferecem versões Appimage diretamente.
      Prós: um aplicativo, um ficheiro. Se quiser remover o aplicativo, basta apagar o ficheiro. Não pode danificar seu sistema. O pior que pode acontecer é que o aplicativo precisa de alguma dependência que não está disponível e não executar.
      Contras: é necessário tornar manualmente o ficheiro Appimage executável depois de o obter – isso pode ser inconveniente, mas por motibos de segurança e só precisa ser feito uma vez para cada Appimage! Algumas Appimages não se oferecem para serem adicionadas automaticamente ao menu. Algumas Appimages não avisam sobre atualizações. Pode ser difícil fazer com que ficheiros sejam executados automaticamente com um aplicativo Appimage (problemas de associação de ficheiros facilmente resolvíveis)
      As Appimages podem ser enormes (porque incluiem quase tudo de que precisam para funcionar) e de início um pouco mais lento, especialmente em máquinas lentas (porque precisam ser descompactadas. Se isso for um problema, pode extrair qualquer Appimage e simplesmente executar o aplicativo diretamente).

      5- Use Flatpaks:

      É outro formato de aplicativo universal.
      Primeiro é necessário instalar o próprio aplicativo flatpak, então poderá instalar os aplicativos empacotados no formato flatpak. Se fizer o download de um ficheiro flatpak para o aplicativo que deseja, este tem um tamanho minúsculo. Em seguida, você pode executar o flatpak para instalá-lo – ele liga-se ao servidor e faz os downloads necessários.
      Existem também algumas “lojas de aplicativos” flatpak on-line.
      Onde encontrar aplicativos flatpak:
      https://flathub.org/home
      Prós: do lado do utilizador, só é necessário instalar um único ficheiro. Não pode prejudicar seu sistema, o pior que pode acontecer é que o aplicativo não poder ser executado.
      Contras: na primeira execução, o flatpak precisa instalar muitas centenas de MB de dependências, e só então poderá instalar aplicativos no formato flatpak.
      Existem alguns problemas de integração com aplicativos flatpak (exemplo: às vezes eles não combinam com as decorações do sistema, etc).
      Pode ser algo complicado saber como executar aplicativos que não são adicionados ao menu.

      6- Instale os arquivos manualmente:

      6.1- aplicativos “.run” ou binários compactados (como “.tar.bz”):

      Alguns softwares estão disponíveis como binários compactados como “.tar.bz” – apenas descompacte e execute o ficheiro executável.
      Pode obter a versão mais recente do Mozilla FireFox neste formato.
      Prós: seguro de usar, não pode, tanto quanto sei, danificar seu sistema (mas pode executar, como qualquer software, ações maliciosas).
      Fácil e seguro de desinstalar – simplesmente apague os ficheiros descompactados!
      Contras: é necessário configurar manualmente as entradas de menu e as associações de arquivos.

      Aplicativos “.run” – quase o mesmo os alteriores, mas instalam automaticamente tudo o que o aplicativo precisa para ser executado assim que executar esse tipo de “instalador”.
      Alguns drivers de dispositivo vêm neste formato.
      Contras: tanto quanto sei, isso pode danificar seu sistema. Tente instalar apenas arquivos que saiba que são seguros (este é um conselho universal).

      6.2- ficheiros .deb:

      Ficheiros “.deb” são os pacotes que o Debian e as distros baseadas no Debian usam para instalar software. Funcionam quase como ficheiros “.msi” disponíveis para MS Windows.
      O Synaptic e o instalador de pacotes simplesmente automatizam o processo de instalação de arquivos .deb.
      A instalação manual desses arquivos pode danificar seu sistema e impossibilitar o seu funcionamento. Não tente usar PPA’s do Ubuntu! Não tente usar software que precise do systemd – eles provavelmente não funcionarão com o antiX e podem danificar seu sistema.
      Se precisar de um software específico indisponível no instalador de pacotes ou Synatic, pergunte no fórum, para que a equipa de desenvolvimento tente adicioná-lo ao antiX e espere por uma resposta.
      Dito isso, poderá instalar milhares de ficheiros .deb no antiX! Basta fazer o download do ficheiro desejado e abri-lo em um gerenciador de arquivos – um aplicativo chamado gdebi tentará instala-lo ou poderá, em alternativa, instalá-lo usando o terminal.
      O software da Debian.org é tão seguro quanto pode ser instalado (contanto que não dependa do systemd). Abra seu navegador em https://packages.debian.org/stable/ e selecione o aplicativo que deseja – estão organizados em categorias.
      Nota: Se um aplicativo está em debian.org, provavelmente é melhor instalar o mesmo aplicativo do Synaptic – ele trata de tudo e evita qualquer problema.
      Prós: O debian.org não é um site “cheio de colírio para os olhos”, mas tem muitas, muitas capturas de tela de aplicativos disponíveis. clique no nome do aplicativo desejado. No canto superior direito, você provavelmente verá uma miniatura clicável do aplicativo, se existir.
      Às vezes, existem aplicativos .deb que funcionam bem no antiX, mas não estão oficialmente disponíveis.
      Contras: terá que encontrar o ficheiro que deseja e instalá-lo sozinho. Poderá ter que procurar e instalar manualmente todas as dependências que seu aplicativo precisa. Isso muitas vezes pode levar ao que é conhecido como “inferno de dependências” – tem que instalar dependências, que precisam de outras dependências para funcionar, que precisam de outras dependências…
      Pode danificar seu sistema !!!

      7- Use aplicativos Windows:

      Softwares do Windows não funcionam no Linux, mas pode tentar usar uma camada de compatíbilidade para tentar executá-los – chama-se WINE e é um aplicativo útil para ter sempre instalado. Existem milhares de aplicativos do Windows que são executados no Wine, alguns até mais rápidos do que no próprio Windows!
      Uma opção mais compatível, porém mais lenta, para executar legalmente os aplicativos do Windows, é fazer o download de uma máquina virtual do MS Windows gratuita e usá-la para no antiX. Isso ocupa muito espaço de armazenamento e é lento. Computadores fracos provavelmente não conseguem sequer executar uma máquina virtual MS Windows devido a restrições de CPU e RAM.

      7.1- Instal o WINE ( Menu > Centro de Controlo > Sistema > Instalador de Pacotes – Misc- Wine )
      7.2- configure o WINE. Se pretender instale o q4wine e/ou o playonlinux através do synaptic – ajudam a configurar o Windows.
      7.3- Abra o Gestor de ficheiros (SpaceFM, por exemplo), navegue até onde tem os seus aplicativos Win 98/xp. Faça clique com o botão direito do rato sobre o ficheiro .exe que deseja executar e selecione a opção para usar o WINE.

      8- Jogue os jogos do Windows Steam:

      A última vez que verifiquei https://www.protondb.com/ havia mais de 11000 jogos disponíveis no STEAM que correm em Linux. Ative o Proton no seu cliente Steam e instale qualquer jogo compatível!
      Contras: se o seu computador é tão fraco que optou por instalar o antiX para torná-lo utilizável, não há muitos jogos no Steam que podem ser executados confortavelmente no seu sistema. Se tiver um computador (mais) novo, provavelmente não terá problemas.

      9 – Compilar aplicativos a partir do código-fonte:

      Se nem souber o que isso significa, nem tente.

      10 – Execute aplicativos antigod do DOS:

      Isso já é possível, de origem, no antiX- o DosBox trata disso – se não sabe como usá-lo, pesquise na Internet … É muito intuitivo.
      PRÓS: taxa de compatibilidade de quase 100%.

      11- Executar aplicativos on-line (Web apps):

      Regra geral: se um aplicativo da web funciona, ele funciona bem no Linux (provavelmente até está alojado em um servidor que executa o Linux também).
      Você pode usar qualquer serviço do Google, Youtube, LYBR, Microsoft Office 365 on-line, Netflix, etc. É um dos benefícios de ter padrões da Web (pode ser necessário executar o aplicativo da Web em um navegador específico, como por exemplo – o navegador precisa ser compatível com DRM para permitir alguns streaming de vídeo, como Netflix e HBO) …
      CONTRAS: somente agora, a aceleração de vídeo está a começar a ficar disponível nos navegadores Linux, por padrão. Se isso não estiver activo, num CPU fraco, a decodificação de vídeo ou vídeo 3D pode ficar lenta, porque seu sistema não está a usar nenhuma da capacidade de processamento da GPU).

      12- Execute aplicativos através de emuladores:

      No antiX, pode jogar, por exemplo, discos do PlayStation 2 através de um emulador. Há também um emulador gratuito do Windows 95 para Linux (com estatuto legal duvidoso).

      13- Pesquise e instale aplicativos através do terminal (também conhecido como linha de comando ou CLI):

      13.0- Antes de tentar instalar alguma coisa, atualize SEMPRE a lista dos pacotes disponíveis, se não o fez recentemente:

      sudo apt update

      13.1- Pesquise o aplicativo que deseja instalar:

      apt-cache search [nome_do_aplicativo]

      Se for necessário, role até ver o pacote que deseja instalar e copie-o.

      Exemplo: apt-cache search vlc

      13.2- Instale o aplicativo:

      sudo apt install [nome_do_pacote]

      Exemplo: sudo apt install vlc

      ou, por segurança, poderá instalar também todos os pacotes recomendados:

      sudo apt install –install-recomendas [nome_do_pacote]

      Exemplo: sudo apt install –install-recommends vlc

      Aplicativos que NÃO FUNCIONAM no antiX:

      – De um modo geral, aplicativos do Windows ou aplicativos feitos para outros sistemas operacionais (como MacOS, Android, etc). Um assunto diferente são os aplicativos que têm versões multi-plataforma (ou seja, têm versões diferentes, disponíveis para Windows e Linux – como Google Chrome / Chromium, LibreOffice, Firefox, Thunderbird e VLC)
      – Aplicativos empacotados em um formato de pacote diferente de “.deb” ou de qualquer formato universal (existem mais do que appimage e flatpak)
      – Snaps não podem ser instalados no antiX porque dependem do systemd, que não está presente no antiX (pode executar o MX-Linux e escolher usar o systemd no processo de inicialização desses aplicativos).

      Para terminar:

      Existem muitos sites que você pode usar para pesquisar aplicativos Linux. O meu favorito é:
      https://www.pling.com/
      Tem muitas Appimages disponíveis, oferece uma Appimage da aplicação web da loja, muito prático de usar.
      Além disso, o App Outlet tem uma “Loja” Appimage disponível, que mostra os aplicativos Appimage e flatpak.

      #41929
      Member
      marcelocripe
        Helpful
        Up
        0
        ::

        PPC,

        Muito obrigado por já estar disponibilizando alguns dos seus tópicos em idioma Português.

        marcelocripe

      Viewing 2 posts - 1 through 2 (of 2 total)
      • You must be logged in to reply to this topic.