Como instalar novos apps / programas / aplicações / aplicativos no antiX 23

Forum Forums General Other Languages Portuguese Como instalar novos apps / programas / aplicações / aplicativos no antiX 23

  • This topic has 3 replies, 2 voices, and was last updated Jan 5-9:49 pm by JuniorSC.
Viewing 4 posts - 1 through 4 (of 4 total)
  • Author
    Posts
  • #116716
    Member
    PPC

      Com o novo antiX 23, surgiu também uma nova versão do Instalador de pacotes do antiX. Agora há mais opções, para além de instalar apps a partir da lista selecionada para o antiX…
      Há um novo separador, na parte superior: “Repositórios ativados”- que permite aceder a quase tudo o que está disponível nos Repositórios padrão do Debian (uns 65 mil pacotes).
      Outro separador “Debian Backports” permite instalar alguns pacotes em versões mais recentes do que as disponibilizadas nos Repositórios padrão do Debian. A mensagem que surge ao selecionar este separador é apenas para informar que os pacotes que estão disponíveis em “Backport” são recentes e por isso ainda não inteiramente testados. Regra geral pode instalar sem problema algum os pacotes desde repositório. Pode clicar na opção para não voltar a exibir novamente a mensagem.
      O último separador “Processamento” – exibe todo o processo de instalação, em vez de exibir o terminal. Isso significa que os utilizadores já não veêm o Terminal, quando usam o Instalador de Pacotes.
      Uma vantagem de agora termos disponível um separador com o conteúdo dos Repositórios (ativados) do Debian é que surge tudo o que instalados a partir do Repositório (ou seja, quer tenha sido instalado via Instalador de Pacotes, Synaptic ou executando o apt via terminal)- o que nos permite desinstalar praticamente qualquer coisa de maneira gráfica, sem necessitar de usar o terminal!

      Nota: importante- quando pesquisar por um app, a pesquisa é feita apenas no separador que estiver selecionado. Se escolher outro separador, terá que efetuar nova pesquisa!

      Se quisermos instalar algo que não esteja disponível no instalador de pacotes, em nenhum dos separadores, então podemos descarregar o pacote .deb dessa app (desde que ele tenha sido feito para uma versão compatível do Debian, muitas vezes versões feitas para Ubuntu, que seja baseado no Debian 12 também instalam corretamente, mas convém não arriscar, se não tiver a certeza que funciona, pois pode correr o risco de ter de reinstalar o seu sistema, se ele ficar “muito quebrado”).
      Após descarregarmos o pacote .deb que queremos instalar, basta clicar nele usando o gestor de ficheiros/ gerenciador de arquivos e selecionar a opção para instalar utilizando o “deb install”. Se lhe for pedido, insira a sua senha. A instalação é feita numa janela de Terminal, mas não há necessidade de interagir com o Terminal nem teclar nenhum comando. Surge um aviso, na janela do Terminal, quando a instalação estiver concluída… e pronto – a app deverá estar disponível.

      Com o antiX 23 tornou-se mais fácil instalar (e muitas vezes remover) apps. Qualquer um pode fazer isso, sem necessitar ser um génio da informática, nem saber usar o terminal!

      P.

      • This topic was modified 10 months, 1 week ago by PPC.
      #127941
      Member
      JuniorSC

        Boa noite, como que eu desinstalo o “gerenciador de pacotes synaptic” pelo terminal?

        #128101
        Member
        PPC

          omo que eu desinstalo o “gerenciador de pacotes synaptic” pelo terminal?

          Não deverá desinstalar programas essenciais como o synaptic. Mas a forma de o fazer é:
          sudo apt remove synaptic

          Edit:
          – a última palavra do comando é o nome do pacote a ser removido. Numa tradução um pouco grosseira significa “No modo de super utilizador (sudo) mande o gestor de pacotes do Debian (apt) remover (remove) o pacote indicado (no caso, o synaptic)”. Isto funciona para qualquer pacote, mesmo aqueles muito essenciais ao sistema, por isso tenha sempre muito cuidado, ao remover pacotes. Quase todos os pacotes incluídos no antiX, com a excepção do firefox-esr e do libreoffice, são minúsculos e não existe necessidade prática de os remover, a não ser devido a falta extema de espaço em disco.
          – o motivo pelo qual desaconselho a remoção do synaptic é porque existe a (rara) possibilidade do Instalador de Pacotes do antiX não conseguir instalar alguns pacotes, que o Synaptic poderá instalar sem problemas (ex: dependências de 32bits do pacote wine).
          O synaptic também tem funcionalidades que o Instalador de Pacotes não possui, como pesquisar por categorias em todos os pacotes dos repositórios, pre-visualizações dos programas, etc.

          Também aconselho a, sempre que tiver uma dúvida não diretamente abordada no tópico em questão, criar um novo tópico.

          P.

          • This reply was modified 6 months, 2 weeks ago by PPC.
          #128174
          Member
          JuniorSC

            Boa tarde, muito obrigado, funciona!

          Viewing 4 posts - 1 through 4 (of 4 total)
          • You must be logged in to reply to this topic.