Dica: o que são os diversos ambientes de trabalho do antiX

Forum Forums General Other Languages Portuguese Dica: o que são os diversos ambientes de trabalho do antiX

  • This topic has 0 replies, 1 voice, and was last updated Sep 21-4:36 am by PPC.
Viewing 1 post (of 1 total)
  • Author
    Posts
  • #42010
    Member
    PPC

      O antiX, ao contrário da maioria dos Sistemas Operativos, inclui, por padarão diversos “ambientes de trabalho” ( “Gestores de Janelas” ou “”Desktops”).

      Quem vem do mundo Windows, está habituado a um único interface- pode mudar o fundo do ambiente de trabalho, a posição ou ocultação automática da barra e pouco mais… Mas no mundo Linux existem inúmeras opções quanto ao interface que o Sistema utiliza.
      O antiX vem, de origem, com 4 Gestores de Janelas. O Gestor de Janelas padrão- aquele que surge quando executa inicialmente o antiX é o “IceWM”. Disponíveis estão também o JWM w o Fluxbox. Todos vêm configurados para terem o menu mais similar possível, de modo a uma experiência mais uniforme.
      Cada um destes ambientes de trabalho vem com diversas opções:
      – “Rox-…” – significa que utiliza o gestor de ficheiros / arquivos “Rox” para exibir icones do ambiente de trabalho. O “RoX” está sempre a ser executado, ocupando uma pequena parte da sua RAM, a garantir o acesso aos icones no ambiente de trabalho.
      – “Space-…”- é o mesmo que o anterior, mas a utilizar, o SpaceFM oara gerir os icones no ambiente de trabalho e como gestor de ficheiros/arquivos, padrão. O SpaceFM tem um aspecto mais padronizado e permite algumas funções adicionais, mas consome mais memória
      – Apenas o nome padrão do ambiente de trabalho (ex IceWM, JWM, Fluxbox)- – executa apenas o ambiente de trabalho, icones a serem exibidos no fundo do ambiente de trabalho, mantendo todas as restanets funcionalidades
      – “Minimal-…”- executa apenas o ambiente de trabalho, icones a serem exibidos no fundo do ambiente de trabalho, não executando serviços acessórios, como o gestor de volume, para económizar ao máximo a RAM utilizada.

      Pode alterar os ambientes de trabalho livremente, através do menu iniciar, sem sequer necessitar de fechar as aplicações que estão a ser executadas.
      Outra opção é, no ecrã de log-in- premir a tecla “F1” para alternar entre os ambientes de trabalho a ser utilizados- surgirá uma linha de texto a indicar qual o ambiente de trabalho seleccionado.

      O ecrã de log-in exibe uma opção adicional: “herbstluftwm”, que é um “window tiler”- não a tradução correcta- mas funciona da seguinte maneira- cada janela aberta é exbida sem decoração (sem barra de título ou icone para minimizar ou fechar), e colocada em posições pre determinadas no ecrã- ecrã completo, lado a lado, etc… – não aconselho utilizar esta opção a não ser que saiba exactamente o que está a fazer, ou pretenda aprender sem receios, coisas novas no seu computador.

      A opção padrão do antiX- Rox-IceWM- é a que permite uma utilização mais próxima daquilo que as pessoas estão habituadas no mundo “Windows”- tem um menu iniciar à moda antiga ( similar ao do Windows 98/XP/7), icones no ambiente de trabalho, a possibilidade de adicionar icones de arranque rápido à barra e decoração de janelas padrão compreensível sem problemas.
      Se não utiliza muito icones no ambiente de trabalho e tem RAM limitada no seu computador, provavelmente a opção “IceWM” será a melhor- adicione os icones mais utilizados à barra, e terá um sistema fácil de utilizar e leve!

      P.

      • This topic was modified 2 years, 7 months ago by PPC.
      • This topic was modified 2 years, 7 months ago by PPC.
    Viewing 1 post (of 1 total)
    • You must be logged in to reply to this topic.