Instalação AntiX

Forum Forums General Other Languages Portuguese Instalação AntiX

• This topic has 10 replies, 4 voices, and was last updated Feb 16-4:27 pm by PPC.
Viewing 11 posts - 1 through 11 (of 11 total)
  • Author
    Member
    Matheus

Boa tarde! Tudo bem?

Estou com uma dificuldade em instalar o AntiX em um computador, será que podem me ajudar, por favor?

Quando dou boot pelo pen drive e vou na opção de instalar, ele não prossegue. Só consigo entrar na versão de avaliação.

Desde já agradeço a atenção.

Matheus Motareli.

Member
    PPC
    Helpful
    Up
    0

Olá, Matheus

Para podermos ajudar vamos necessitar de mais alguns dados:

1- quando diz que só consegue entrar na versão de avaliação, quer dizer que só consegue usar o antiX directamente do pendrive/CD-ROM/DVD-ROM, certo?
    2- “Vou na opção de instalar, ele não prossegue” – o que acontece exatamente quando clica em instalar? O PC encrava? Não surge nada?
    3- Para ajudar a despistar qualquer problema, por favor envie as características do seu computador- Vá a Menu > Terminal > e faça este comando:

inxi -Fzr

Copie toda a resposta e coloque aqui no fórum, para nós podermos perceber qual o problema…

EDIT:

4- Por favor, indique qual a versão do antiX que está a instalar… é a 19.3? 32 ou 64 bits? A versão Full (a mais completa)? A versão padrão ou a “Runit”? Tudo isso pode ser relevante…

P.

• This reply was modified 8 months ago by PPC.
    Member
    marcelocripe
    Helpful
    Up
    0

Boa tarde Matheus,

Conforme o PPC te orientou precisamos de mais informações:

Quais são as características do computador, placa-mãe, quantidade de memória RAM e o processador (se você souber identificar no BIOS).

Você preparou um pendrive com o ventoy ou está utilizando DVD/CD?

O que você vê em cada tela de menu do ventoy e depois quando seleciona a ISO do antiX o que você visualiza na tela?

marcelocripe

Member
    Matheus
    Helpful
    Up
    0

Olá, PPC e Marcelo! Tudo bem com vocês?

Primeiramente gostaria de me desculpar pela demora em responder. Estava com dificuldades para acessar meu dispositivo.

Desculpem-me também porque me equivoquei na hora de pedir ajuda… na verdade, neste computador que citei, não consigo dar boot. Não aparece nem a opção de testar o sistema (isso eu consegui testando com o pen drive, que preparei com o Ventoy, em outra máquina).

Após eu alterar as opções de boot na bios colocando o pen drive na primeira opção, aparece uma tela preta com a seguinte informação:

“GNU Grub version 2.04 – Minimal BASH-like line editing is supported. For the first word, TAB lists possible command completions. Anywhere else TAB lists possible device or file completions. grub> ”

Já verifiquei as opções na bios de permitir a instalação de outros sistemas operacionais e não achei nada relacionado, o setup é bem antigo.

Configuração da máquina: Placa mãe CE M861G v1.6a / 2GB DDR 400/ HD 120GB / AMD Sempron 2600+

À disposição para mais informações. Muito obrigado!

Member
    PPC
    Helpful
    Up
    0

Após eu alterar as opções de boot na bios colocando o pen drive na primeira opção, aparece uma tela preta com a seguinte informação:

“GNU Grub version 2.04 – Minimal BASH-like line editing is supported. For the first word, TAB lists possible command completions. Anywhere else TAB lists possible device or file completions. grub> ”

Ainda não temos muitos dados para ajudar… Pelo que referiu, a sua pen, usando o Ventoy, funciona para permitir usar o antiX em modo “Live” (você chama de “de experiência”) funciona noutro PC, mas não neste.
    Pendrives que utilizam o Ventoy para arrancar uma distribuição Linux em modo “Live” podem não funcionar correctamente em todos os PCs. Se isso acontecer, experimente gravar directamente a pen para utilizar somente a ISO do antiX para arrancar em modo “Live”.

Não percebi se, quando tenta iniciar a partir da pendrive nesse PC, você chega a ver o menu de arranque inicial do boot do antiX, ou se aparece diretamente a mensagem do “GNU Grub” que referiu.
    Se aparecer directamente a mensagem, pode ser um indício que esse PC tem dificuldades em arrancar com pendrives que usam o Ventoy…

E não te preocupe com a sua configuração- eu uso o antiX 19.3 full, 64 bits num netbook single core com 1 Gb de RAM, sem problemas. Com 2 Gigas, tem RAM de sobra. Quando ao processador AMD, provavelmente deve dar para correr o sistema confortavelmente também, para a maioria das tarefas.

Sem dados suficientes para aconselhar outro procedimento, eu iria recomendar não utilizar o Ventoy para criar a pendrive de arranque. Se tentar isso e receber a mesma mensagem, então problema é outro. Por favor indique, como pedi, ao certo a versão do antiX que está a tentar usar.

P.

Member
    Matheus
    Helpful
    Up
    0

PPC,

Obrigado pela resposta!

Ao iniciar a partir do pen drive, vejo diretamente a mensagem que te descrevi.

A versão que tentei instalar é a mesma que a sua, 19.3 full, 64 bits.

Entendi que o fato deu não conseguir dar boot pode estar relacionado ao Ventoy. Vou fazer um teste com outro programa e te notifico.

Agradeço pela ajuda e atenção.

Member
    marcelocripe
    Helpful
    Up
    0

Olá Matheus,

Eu estou bem sim e espero que você e o PPC também estejam.

Que bom que pôde retornar ao tópico.

Eu não consegui encontrar o manual desta placa-mãe. Por acaso a placa-mãe CE M861G v1.6a é esta da foto? (clique para acessar o site).

Se for esta a placa-mãe com chipset de vídeo Via, você precisará da ISO criada pelo Xecure. Você se lembra das mensagens e e-mails que eu te enviei, bem como nos grupos de Telegram e WhatsApp contendo o link do tópico How to use antiX on computers with a motherboard with SIS or VIA chipset. Guarda bem esta ISO “antiX-19-legacy-bet2_386-base.iso”, ela te ajudará a salvar vários computadores com placa de vídeo Via ou SIS.

Sobre a preparação do pendrive, tente utilizar balenaEtcher (ele apagará TUDO que estiver no pendrive), ele costuma conseguir inicializar em placa-mãe que o ventoy não consegue. Se você for preparar o pendrive em um Windows, desabilite/desative o antivírus, durante o processo de criação e cópia da ISO, alguns antivírus danificam o processo de preparação do pendrive e às vezes diz que tem arquivos suspeitos nas ISOs das distribuições Linux. Outros programas para a preparação do pendrive, costumam reclamar do tipo de compactação da ISO do antiX e não funcionam. Por enquanto temos o ventoy e o balenaEtcher para preparar pendrive inicializável (boot) contendo o antiX. Quando não tem como inicializar via pendrive, o jeito é gravar a ISO para DVD. Quando eu aprender a criar DVD contendo várias ISOs do antiX e ainda ser inicializável, pretendo criar um tópico de tutorial deste processo.

Espero que estas informações possam te ajudar.

marcelocripe

Member
    Xecure
    Helpful
    Up
    0

Configuração da máquina: Placa mãe CE M861G v1.6a / 2GB DDR 400/ HD 120GB / AMD Sempron 2600+

From: https://www.cpu-world.com/CPUs/K8/AMD-Sempron%2064%202600+%20-%20SDA2600AIO2BA%20(SDA2600BABOX%20-%20SDA2600CVBOX).html
    Notes on AMD Sempron 2600+ (rev. D0)

– SDA2600BABOX doesn’t support x86-64 (64-bit) mode
    – SDA2600CVBOX supports x86-64 mode
    – SDA2600AIO2BA may or may not support x86-64 mode

As we don’t know which of the revisions corresponds to your processor, the safest path is using antiX 19.3 full i386 (32 bits) version instead of the x64 version.

antiX Live system enthusiast.
    General Live Boot Parameters for antiX.

Member
    Matheus
    Helpful
    Up
    0

Olá, PPC e Xecure! Vocês estão bem?

Vim notificá-los de que a recomendação de tentar instalar o AntiX com outro programa de boot ao invés do Ventoy, deu certo. Usei o Yumi com a ISO disponibilizada por Xecure para placas mãe com vídeo SIS ou VIA. Com a ISO testada anteriormente, ia para telas pretas, onde eu não conseguia prosseguir.

Com a ajuda importantíssima do Marcelo Cripe, através do WhatsApp e Telegram (particular e grupos), consegui instalar o sistema e agora posso configurar e instalar os programas depois que eu der acesso à internet ao computador.

Muito obrigado pela ajuda de vocês. Não teria conseguido sem vocês três e a comunidade aqui. Espero que voltemos a nos falar em breve.

Atenciosamente, Matheus Motareli.

Member
    Xecure
    Helpful
    Up
    0

Great news. Let us know if you need help with something else.

Regards.

• This reply was modified 7 months, 1 week ago by Xecure. Reason: Thanks, moderator, for restoring the post

antiX Live system enthusiast.
    General Live Boot Parameters for antiX.

Member
    PPC
    Helpful
    Up
    0

@Matheus Motareli – Parabens por finalmente conseguir usar este sistema no seu computador! Se estiver a usar a versão “full” e quiser ter uma interface mais moderna, dê uma vista de olhos ao meu post sobre como deixar o antiX similar ao Windows 10 (tanto a barra como a decoração das janelas) – veja as imagens e, se gostar, é só instalar um arquivo e executá-lo- a ideia é simplificar a adaptação de alguém que esteja habituado ao Windows 10, ao antiX – aviso, desde já, que, para poupar recursos, de padrão são desabilitados os ícones no ambiente de trabalho (mas pode adicionar icones à vontade à barra, clicando nela, sem complicaçoes). A nova versão da barra, que o Marcelo está a testar já permite usar ícones e “lima algumas arestas” da barra…

Se não estiver muito habituado ao Linux, ou apenas desejar saber como efectuar algumas tarefas básicas no antiX, dê uma vista de olhos nas entradas do forum PT, cobre quase tudo… Qualquer dúvida, pergunte aqui, que tentaremos ajudar!

P.

Viewing 11 posts - 1 through 11 (of 11 total)
  • You must be logged in to reply to this topic.