Pacote de transformação do antiX- FT10 versão 1.0

Forum Forums General Other Languages Portuguese Pacote de transformação do antiX- FT10 versão 1.0

  • This topic has 11 replies, 3 voices, and was last updated Feb 3-11:37 am by PPC.
Viewing 12 posts - 1 through 12 (of 12 total)
  • Author
    Posts
  • #74219
    Member
    PPC

      No último dia do ano aproveito para anunciar que finalmente considero terminado o FT10 – é uma maneira de transformar facilmente o aspecto padrão do antiX, transformando-o num sistema tão simples de utilizar como um android, com funcionalidades similares às oferecidas pelo Windows 10, 11 ou por Ambientes de Trabalho do Linux como o KDE.
      Para o instalar é necessário efectuar o download do FT10 e do Jgmenu a partir do gitlab.com:

      -https://gitlab.com/antix-contribs/ft10-transformation/-/blob/main/packages/ft10-transformation_1.0_all.deb
      -Para 64 bits: https://gitlab.com/antix-contribs/jgmenu-antix/-/blob/main/deb-package/jgmenu-antix_4.3.1~contribs1_amd64.deb ou para 32bits: https://gitlab.com/antix-contribs/jgmenu-antix/-/blob/main/deb-package/jgmenu-antix_4.3.1~contribs1_i386.deb

      Instale primeiro o jgmenu e depois o ft10. Ha várias maneiras de o fazer. No antiX 21:
      -Abra o terminal. Escreva lá (dando um espaço no final, sem carregar no enter):
      sudo apt install
      Arraste, do seu gestor de ficheiros/geenciador de arquivos o .deb do jgmenu para o terminal e depois faça o mesmo com o .deb do ft10. Carregue em enter. Poderá ser pedida a sua senha- se tal acontecer, insira-a.
      Espere um pouco até a instalação estar concluida (pode ser necessária ligação à internet, para instalar dependências).

      Activar o FT10; Vá ao menu do antiX > Preferências > FT10 – activar FT10…
      -Na primeira janela que surge terá de escolher se quer um menu tradicional com categorias ou um menu mais simples, que apenas lista tudo o que está instalado no computador e tem “Tiles” do lado direito, que permitem acesso às principais funcionalidades do antiX (Internet, office, calculadora, etc, etc)
      -Surge uma última janela, que permite, se desejar, instalar alguns programas e desactivar o ícone de som do antiX (dado que a barra do FT10 inclui o seu próprio ícone de volume)
      Em dois ou três segundos no máximo, a barra padrão do antiX será substituida pela barra tint2, configurada pelo FT10.
      clicando no canto inferir esquerdo terá acesso ao novo menu iniciar que seleccionou no início do processo.
      Uma vez activado o FT10 irá iniciar sempre que iniciar o antiX (no Gestor de Janelas em que foi activado- IceWM, JWM ou Fluxbox).

      Desactivar o FT10: não gostou do Ft10? Para repor tudo, seleccione “FT10- Desactivar…” no menu e o seu sistema deverá ser reposto tal como estava antes de iniciar o FT10.

      Vantagens do FT10 – menu mais “limpo”, que permite pesquisar o que deseja executar. Também é muito fácil adicionar/remover aplicações Favoritas, que surgem na parte superior do menu (basta clicar na primeira linha do menu, após o campo de pesquisa). Inclui programas para ver previsão do tempo, ler notícias, sem necessitar de abrir o seu navegador de internet.
      Para aceder/remover ícones à barra, basta clicar no ícone “+/-” com o botão esquerdo (NOTE: que só não pode editar os ícones brancos fixos do Sistema- Menu Iniciar, Alternador de Janelas, +/- e Gestor de Ficheiros/Gerenciador de Arquivos). Se clicar no mesmo ícone com o botão direito, irá aceder ao menu de configuração da barra, que permite mudar o seu tamanho, posição, esconde-la automaticamente, alternar entre modo escuro/claro, etc…
      A barra indica o uso do CPU e RAM, de maneira fácil de ler. Pode configurar a sua rede clicando com o botão esquerdo no ícone de rede (similar, por exemplo ao que existe num disposito android). Clique com o botão direito sobre o ícone de rede para ver, durante 20 segundos, uma pequena janela com informações sobre a sua rede (nome, ip, qualidade do sinal, velocidade de transferência)-

      O conceito por trás do FT10 é tornar o antiX mais simples de utilizar e configurar, bem como permitir uma mais fácil adaptação se tiver que alternar entre usar o Windows e o antiX- tudo está, de padrão, sensivelmente no mesmo sítio, com ícones similares e funções similares- mas pode alterar facilmente o aspecto da barra a seu gosto, bem como alternar entre os dois tipos de menus disponíveis (categorias/tiles).

      Desejo a todos um bom 2022

      P.

      • This topic was modified 1 year, 4 months ago by PPC.
      #74260
      Member
      ydek
        Helpful
        Up
        0
        ::

        Olá PPC,
        Parabéns pelo pacote Transformação FT10.
        Vai facilitar muito para novos usuários se adaptarem ao antiX e com bonito visual.
        E também poder editar o painel, já que no painel do IceWM é mais difícil fazer configurações como: excluir/adicionar ícones no painel, ocultar painel, etc.

        Só não entendi a parte da instalação.

        Instale primeiro o jgmenu e depois o ft10. Ha várias maneiras de o fazer. No antiX 21:
        -Abra o terminal. Escreva lá (dando um espaço no final, sem carregar no enter):
        sudo apt install
        Arraste, do seu gestor de ficheiros/gerenciador de arquivos o .deb do jgmenu para o terminal e depois faça o mesmo com o .deb do ft10. Carregue em enter. Poderá ser pedida a sua senha- se tal acontecer, insira-a.
        Espere um pouco até a instalação estar concluida (pode ser necessária ligação à internet, para instalar dependências).

        Minha dúvida: Não seria igual ao Debian usando o GDebi para instalar esses pacotes .deb ?

        • This reply was modified 1 year, 4 months ago by ydek.
        • This reply was modified 1 year, 4 months ago by ydek.
        • This reply was modified 1 year, 4 months ago by ydek.
        #74270
        Member
        marcelocripe
          Helpful
          Up
          0
          ::

          Olá ydek.

          Minha dúvida: Não seria igual ao Debian usando o GDebi para instalar esses pacotes .deb ?

          O GDebi não está disponível no antiX 21, ele está no antiX 19.4. Mas o GDebi não é confiável, eu fiz vários testes com ele e os resultados não foram bons.
          A outra opção é instalar os pacotes baixados/descarregados por meio do modo gráfico com o Debinstaller programado pelo próprio PPC.

          https://gitlab.com/antix-contribs/contribs-goodies/-/blob/master/bin/debinstaller

          #74314
          Member
          ydek
            Helpful
            Up
            0
            ::

            Olá Marcelo, obrigado pela dica.

            Não sabia que o GDebi tinha esse problema.
            Em relação a instalação dos pacotes pode ser por comandos mesmo.

            • This reply was modified 1 year, 4 months ago by ydek.
            #74354
            Member
            PPC
              Helpful
              Up
              0
              ::

              @ydek- Olá! Para quem não tem medo de usar um pouco a linha de comandos, instalar aplicativos .deb é fácil e rápido- o que o meu script debinstaller faz é apenas poupar o trabalho de escrever no terminal – é tudo executado via terminal, mas de forma automática, tal e qual como quando utiliza o antiX-update…
              Se chegar a testar o FT10, por favor, deixe a sua opinião aqui… Ele foi feito para simplificar o máximo a utilização do antiX- basicamente, se alguém consegue utilizar um sistema android, consegue utilizar o Ft10 com o menu “Tile”- tem todas as funcionalidades básicas disponíveis directamente, e o que você necessitar que não esteja lá pode pesquisar na lista e / ou adicionar aos favoritos do menu- para mim o menu é ainda mais importante para simplificar a utilização do antiX do que a barra… E, salvo algum detalhe que me tenha escapado, está tudo em português e português do Brasil- tem pequenas funcionalidades que considerei que faltavam ao antiX, de padrão- como conseguir ver o tempo, notícias, e permite facilmente instalar o gnome-clocks, que é um relógio multi zona horária, um cronómetro e um alarme, tudo ao mesmo tempo. Permite acesso fácil ao Youtube, ao actualizador do antiX e às configurações básicas, tanto do menu como da barra.

              P.

              #74361
              Member
              marcelocripe
                Helpful
                Up
                0
                ::

                PPC, muito obrigado por criar este tópico na área em idioma Português.

                O pessoal dos grupos de Telegram e WhatsApp já foram informados sobre este tópico. Como algumas pessoas tiveram algumas dificuldades, o Ydec me pediu para postar aqui o mesmo procedimento que você nos ensinou, mas com outras palavras que eu havia explicado nos grupos. Eu espero que isso ajude a todos.

                Procedimento para a instalação dos pacotes .deb criados pelo PPC:

                Primeiro aplique o comando

                $ sudo apt update

                Depois aplique o comando:

                $ sudo apt install

                Após o “install” acrescente um espaço, depois abra o gerenciador de arquivos zzzFM (no antiX 21) ou SpaceFM (no antiX 19.x), clique sobre o pacote do JGMenu “jgmenu-antix_x.y.z~contribs1_i386_ou_amd64.deb”, mantenha pressionado o botão esquerdo, arraste e solte o pacote .deb sobre a janela do Terminal que está com o comando acima. O caminho correto onde está o pacote .deb será exibido após o comando com o nome do pacote, em seguida pressione a tecla Enter.

                Repita o processo de instalação com o pacote de transformação “transformation_x.yz_all.deb”.

                Obs.: As letras “x, y, z” são os números da versão do respectivo pacote. Lembre-se de sempre baixar a versão mais recente dos pacotes jgmenu e transformation que o PPC disponibilizar no GitLab.

                #74383
                Member
                ydek
                  Helpful
                  Up
                  0
                  ::

                  PPC, instalei os pacotes, FT10 e ficou muito bom, visual bonito e fácil visualização.
                  Estou testando e qualquer dúvida e sugestão escrevo aqui.

                  #74384
                  Member
                  ydek
                    Helpful
                    Up
                    0
                    ::

                    Marcelo, obrigado pelas dicas e pelo passo a passo da instalação, consegui instalar os dois pacotes.

                    #75399
                    Member
                    PPC
                      Helpful
                      Up
                      0
                      ::

                      Boas novidades:
                      O FT10 é agora um pacote oficial do antiX! Isto significa que pode ser instalado a partir dos gerenciadores de pacotes padrão do antiX, sem ser necessário fazer nenhum download.
                      Para instalar a versão estável actual (neste momento é a 1.1) podem optar por um deste dois procedimentos:

                      1- via Synaptic (ex: Menu > Sistema > Gestor de Pacotes Synaptic). Pesquisando por FT10 e instalando o pacote
                      2. via Terminal: Menu > Terminal e executar este comando (caso seja pedida a sua senha/password, insira-a):
                      sudo apt update && sudo apt install ft10-transformation

                      Isto actualiza a listagem de pacotes do sistema e instala o FT10 com todas as suas dependências.

                      Uma vez instalado o FT10 vá ao Menu do antiX > Preferências > FT10 ativar… – para ativar o FT10. Ele começa de imediato a funcionar, susbtituindo a barra e o menu padrão do antiX, mas, para ter a certeza que funciona correctamente, reinice a sua sessão (se não o souber fazer, reinicie o seu pc).

                      Se não desejar mais utilizar o FT10; vá ao Menu do antiX > Preferências > FT10 desativar… e tudo deve voltar a estar como antes de activar o FT10.

                      A versão actual inclui vários extras, nomeadamente: se fizer um clique direito sobre o relógio na barra, terá acesso à aplicação de relógio, que permite utilizar um cronómetro básico, bem como Temporizadores e um Alarme.

                      Tudo (com excepção de uma única definição dos Temporizadores, para já não efectuada por motivos técnicos, está traduzido em pt e pt-br).

                      A futura versão 1.2, já em testes terá melhorias no FT10-relógios, inclusive um relógio mundial, um cronómetro melhor, melhorias nos Temporizadores (que permitiram suspender o PC ao fim do tempo determinado).
                      Todo o funcionamento do FT10 é em modo gráfico, o que significa que tudo é controlado via menus ou janelas simples- não tem necessidade de alguma de inserir comandos no terminal.

                      Agradeço a contribuição do MarceloCripe, que ajudou imenso a encontrar alguns bugs e lapsos de escrita, bem como a adaptar melhor o FT10 ao pt-br.
                      Graças ao BobC, com um clique direito no ícone de Wi-fi da barra é exibida, durante 20 segundos, diversa informação sobre a sua ligação à Internet (velocidade de trasnferência, IP, nome da rede)
                      Graças aos testes do utilizador belga Wallon, o FT10 foi melhorado e adaptado para funcionar com (espero eu), qualquer tipo de ecrã (de 1024×600 acima).
                      Graças ao Xecure, ínumeras melhorias foram feitas à ideia original do FT10 (sendo facultada a localização, a opção de escolha entre os dois tipos de menu, a criação do pacote .deb, etc, etc, etc)
                      Finalmente, graças ao anticapitalista, o FT10 e o jgmenu passaram a ser pacotes oficiais do antiX (apesar de não instalados de origem), facilitando a sua instalação.

                      P.

                      #75538
                      Member
                      PPC
                        Helpful
                        Up
                        0
                        ::

                        A versão 1.2 do FT10 está disponível em https://gitlab.com/antix-contribs/ft10-transformation/-/blob/main/packages/ft10-transformation_1.2_all.deb

                        Alterações:
                        – Corrigi alguns bugs do relógio
                        – Melhorei a aparência do menu com Tiles
                        – Incluí os scripts Cloud, Tradutor e Debinstaller (qualquer dependência que o Cloud e o Tradutore necessitem serão instaladas, caso assim o deseje, na primeira vez que esses scripts forem executados).

                        O Debinstaller é uma alternativa simples ao gdebi (que não está incluido no antiX 21), para permitir a instalação fácil de pacotes .deb a partir de um gerenciador de arquivos GUI (associe arquivos .deb ao debinstaller no spacefm/zzzfm e pronto)
                        O Cloud (Núvem) monta qualquer unidade de nuvem (cloud drive, como o google drive, onedrive, etc) e usa seu gestor de ficheiros/gerenciador de arquivos padrão para acessá-lo.
                        O Tradutor usa o comando trans para exibir uma versão localizada de qualquer texto realçado, sem necessitar de utilizar o navegador.

                        Exceto para corrigir qualquer bug urgente (ou incluir de novas traduções) esta será a última versão durante um tempo…

                        Não tenho ideia se (ou quando) o pacote no repositório antiX será atualizado. Se isso ocorrei, irei avisar aqui…

                        P.

                        #76688
                        Member
                        PPC
                          Helpful
                          Up
                          0
                          ::

                          Olá a todos

                          Anuncio, como já fiz no fórum em Inglês, que a nova versão do FT10, a versão 1.3, já está pronta e disponível no repositório.
                          Isto significa que, quem tem o FT10 instalado, ao atualizar o antiX (por exemplo, com o antiX-updater), obtém a nova versão. Uma vez atualizado o sistema, para verem as alterações, podem reiniciar a sessão ou o computador.

                          A versão 1.3 tem algumas pequenas novidades, nomeadamente:
                          -O aspeto dos menus está ligeiramente alterado, o menu com “Tiles” parece mais simétrico e o menu com “Categorias” aparece com mais espaço à esquerda, dando a possibilidade de se ler melhor as descrições.
                          -Alguns problemas (bugs) foram resolvidos
                          -Existe uma nova opção, selecionada por padrão, na janela de ativação do FT10- “Auto-updates” – esta opção não atualiza automaticamente nada, apenas lembra automaticamente de atualizar o sistema, pelo menos uma vez por semana. Se existirem pacotes que necessitem ser atualizados (por exemplo, foi instalado manualmente um pacote .deb que tem uma versão mais recente no repositório), o sistema também lembrará de efetuar essa atualização. Caso a atualização do sistema ou de pacotes desatualizados não seja efetuada, o aviso para o fazer surgirá algumas vezes por dia, ou sempre que reiniciar o sistema ou a barra do FT10 (por exemplo, sempre que adicionar/remover um ícone na barra ou alternar entre modo claro/escuro, etc). Esta opção pode ser desativada na janela de ativação do FT10, removendo o visto na caixa “Auto-updates”. Notem que ter este aviso ligado não utiliza a Internet nem (repito) força a atualizar nada, apenas lembra os utilizadores da necessidade de o fazer! Esta funcionalidade foi inserida para quem vem de sistemas (como o Windows) em que as atualizações são, por regra, automáticas…
                          -quem tiver pcs um pouco mais potentes pode experimentar, no menu de ativação do FT10, instalar o Compton, e depois, no menu do FT10, selecionar “Ativar/desativar os Efeitos Visuais”, para verem o quanto o antiX pode parecer mais “bonito”, com janelas com sombras e efeitos ao abrir/fechar o menu ou janelas, menu com cantos arredondados, etc… Se não gostarem ou se o sistema ficar um pouco lento, cliquem novamente nessa entrada do menu para desligar os Efeitos. Notem que os efeitos nunca se iniciam sozinhos, para não consumirem recursos, quem gostar, vai ter que os ativar via menu, sempre que os quiser utilizar (existe uma maneira de os ligar sempre que o antiX inicia, mas isso implica editar um arquivo de configuração)

                          P.

                          • This reply was modified 1 year, 2 months ago by PPC.
                          #76693
                          Member
                          PPC
                            Helpful
                            Up
                            0
                            ::

                            Aviso importante a todos os usuários/utilizadores do FT10!!!
                            A atualização para a versão 1.3 – tem um bug e esta versão não deverá ser utilizada! Já foi enviada para o repositório a versão 1.3.1, (graças à pronta acção do anticapitalista)
                            Por favor, aguardem que esta fique disponível no repositorio, para fazerem a atualização automaticamente para essa versão ou, podem instalar manualmente, a versão, fazendo o download do pacote .deb, disponível aqui: https://gitlab.com/antix-contribs/ft10-transformation/-/ blob/main/packages/ft10-transformation_1.3.1_all.deb

                            Peço desculpas se alguém foi afetado pelo problema!

                            P.

                          Viewing 12 posts - 1 through 12 (of 12 total)
                          • You must be logged in to reply to this topic.